21/07/2006

A palhaçada continua...

Liga betandwin passa em 2006/07 para bwinliga

A comissão executiva anunciou hoje que a Liga betandwin na época de 2006/07 será oficialmente denominado como bwinliga.

Fonte: A Bola

bwinliga? Fantástico! Depois do "apito dourado", "caso Mateus" e "caso Nuno Assis", só faltava arranjarem um nome para o campeonato que ninguém conseguisse pronunciar decentemente.

20/07/2006

Zidane vs Materazzi

"Zinedine Zidane foi hoje punido com três jogos de suspensão e multado em 7500 francos suíços (4800 euros) pela agressão cometida sobre o italiano Marco Materazzi na final do Mundial2006, anunciou esta tarde a FIFA.
Por sua vez ao defesa italiano foi aplicada a sanção de dois jogos de suspensão e a multa de 5000 francos suíços (3200 euros). O francês já se retirou da cena internacional.
«Sabendo que Zidane põe termo à sua carreira, a Comissão tomou nota que Zinedine Zidane se comprometia, para além das sanções, a tornar-se disponível junto da FIFA para actividades humanitárias efectuadas pela instância dirigente do futebol mundial em prol das crianças e os adolescentes», referiu o porta-voz da FIFA.
Um comunicado da FIFA adianta ainda que «ambos os jogadores reconheceram que os comentários de Materazzi foram difamatórios, mas não de natureza racista» e que pediram desculpa pelo seu «inapropriado comportamento e expressaram o seu arrependimento»."
Fonte: A Bola



3 jogos a Zidane e 2 a Materazzi? Só pode ser brincadeira...Zidane, para além do prémio por este gesto e pelo mundial absolutamente fantástico (bola de ouro), ainda recebe um castigo quase igual ao de Materazzi que, recorde-se, cometeu o crime de insultar a mãe do francês e de atirar o seu peito de forma vil contra a cabeça de Zidane!
Não sei se a FIFA já reparou, mas este castigo vai abrir um precedente perigoso. A partir de hoje, todo e qualquer jogador que insulte - e nós sabemos que isto raramente acontece num campo de futebol - e lance ostensivamente o seu peito contra a cabeça de um colega, terá uma punição severa!

E no seguinte caso, que punições terá a FIFA dado ao jogador que insulta e ao que agride?


18/07/2006

BENFICA - SION (2-3)

Não gostei. Não gostei nem um bocadinho desta exibição, mesmo sabendo á partida que se trata apenas de um jogo de pré-época. Pelo que tenho visto, o único a assimilar a táctica pretendida foi...Fernando Santos. E já lá vão 15 dias.
Como se explica que mesmo jogando com 4 elementos no meio-campo, o mesmo continue a ser um sector débil? Não me parece que Katsouranis tenha a qualidade que lhe apontaram quando assinou pelo clube. Mais uma vez confirmou que se trata de um jogador lento e que não solta a bola nos momentos certos. Contudo, parece-me que se posiciona bem nos lances de bola parada.
A grande novidade deste jogo foi a "relação" entre Rui Costa e Karagounis. O grego ganha claramente outra dimensão com Rui Costa ao seu lado, e foram, na minha opinião, os dois melhores jogadores desta partida contra o Sion. Creio que este ano temos condições de formar um meio-campo muito dinâmico...se Fernando Santos atinar com a táctica!
Tenho também lido muitas criticas á defesa do Benfica: "A defesa parecia um passador!", diziam alguns jornaleiros...pois eu acho que se torna impossível qualquer defesa actuar bem, quando não é convenientemente protegida pelo meio-campo. Com tantas compensações por fazer nas alas, o centro do terreno fica inúmeras vezes desguarnecido. Por outro lado, quando os médios-defensivos protegem o meio, as alas ficam desprotegidas...é o típico tapar a cabeça e destapar os pés.
A táctica utilizada até agora por Fernando Santos parece-me ser extremamente desequilibrada (já nem falo da táctica das segundas partes...). Sendo assim, e tendo em conta as caracteristicas dos jogadores que compõem o plantel, esta seria a estratégia que eu utilizaria se fosse treinador do Benfica:


Penso que esta seria a melhor táctica, tento em conta o plantel que o Benfica tem ao seu dispôr neste momento (partindo do princípio que Simão sai mesmo). Os laterais fariam os seus respectivos corredores, mas os 2 centrais, o líbero e o médio-defensivo garantiriam uma melhor segurança na rectaguarda. Karagounis e Rui Costa distribuiriam jogo para dois avançados: um com liberdade (Miccoli), e outro com presença constante na área (entre Marcel e Nuno Gomes venha o diabo e escolha...).
Falta uma semana para o jogo com o Bordeaux. Fernando Santos e a equipa têm a oportunidade de trabalhar na tranquilidade do novo centro de estágio...espero que aproveitem para evoluir!

Benfica x Bordeaux

15/07/2006

Calendário da Superliga

1ª Jornada: BENFICA x Gil Vicente
2ª Jornada: Boavista x BENFICA
3ª Jornada: BENFICA x Nacional
4ª Jornada: Paços x BENFICA
5ª Jornada: BENFICA x Aves
6ª Jornada: Leiria x BENFICA
7ª Jornada: BENFICA x Estrela
8ª Jornada: Porto x BENFICA
9ª Jornada: BENFICA x Beira Mar
10ª Jornada: Braga x BENFICA
11ª Jornada: BENFICA x Maritimo
12ª Jornada: Sporting x BENFICA
13ª Jornada: Naval x BENFICA
14ª Jornada: BENFICA x Setubal
15º Jornada: Académica x BENFICA

Aqui está o calendário do Benfica para a liga 2006/2007. Temos um ínicio perigoso perante uma equipa que se limita defender com 11 homens no seu meio-campo, uma partida complicada á 2ª jornada (mas sempre é melhor ir ao Bessa no verão...), e jogamos nas Antas, em Braga, em Alvalade e em Leiria (2 derrotas últimas visitas) na primeira volta.
Se a equipa treinada por Fernando Santos conseguir realizar uma boa primeira volta do campeonato, temos excelente condições para terminar o ano a festejar, pois a segunda volta é bastante favorável.


Jardel


O avançado Mário Jardel, que deveria ser apresentado hoje como reforço da equipa do Beira-Mar, no Estádio Municipal de Aveiro, não viajou para Portugal, pedindo mais algum tempo ao clube aveirense.(...)
Mário Jardel era esperado hoje de manhã no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, contudo, uma fonte ligada ao processo de contratação do jogador, no Brasil, informou o presidente do Beira-Mar, Artur Filipe, cerca das 8 horas, que o brasileiro não tinha embarcado.
Fonte: Record

Não deixa de ser curioso que quando finalmente lhe é dada uma oportunidade de voltar a brilhar no campeonato português - para, quem sabe, lhe abrir outras portas -, Mário Jardel ainda se dê ao luxo de adiar consecutivamente a sua chegada a Portugal. Numa clara demontração de falta de respeito por quem nele apostou, Super Mário continua a dar razão áqueles que duvidam da sua capacidade de se concentrar no futebol neste momento da sua carreira.
Vamos ver no que isto dá, sendo certo que se Jardel começar a marcar golos o campeonato vai ser engraçado...

14/07/2006

FPF levanta suspensão a Nuno Assis


"O Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol decidiu arquivar o processo por «doping» a Nuno Assis, dando razão ao recurso do Benfica.

O jogador tinha sido sancionado com seis meses de castigo depois de ter acusado 19-norandrosterona no jogo com o Marítimo de 3 de Dezembro. O Benfica recorreu, alegando que a substância em causa podia ser produzida pelo organismo e falando também em irregularidades nos procedimentos técnicos respeitantes às análises. "

Fonte: Maisfutebol


Sem dúvida hilariante, que, após meses a clamar por justiça, o caso seja arquivado e a suspensão terminada a 20 dias do seu final. Eu não sou nenhum expert na matéria de doping, mas que o caso foi mal tratado, isso foi. E apesar de o "cadastro" do jogador ter ficado limpo, vai ficar sempre marcado como o "Nuno Assis que esteve suspenso por doping". É o futebol português no seu melhor!

13/07/2006

BENFICA - SHAKHTAR DONETSK (2-0) Katsouranis 18'; Karagounis 30'

Segui o jogo com muita atenção e interesse, pois tratava-se do primeiro teste a sério do Benfica esta temporada. O Shakhtar é o campeão ucraniano e tem no seu plantel alguns jogadores de bom nível (Elano é um grande jogador).
Aqui fica a minha análise á exibiçao individual dos jogadores do Benfica, e ao jogo no seu conjunto (notas de 0 a 10):

JOGO: 3. Foi um jogo fraquinho, típico de ínicio de época. Houve alturas do mesmo em que os jogadores de ambas as equipas estavam mais preocupados em discutir do que em jogar futebol. Pedir 50 eur por estes jogos devia dar direito a cadeia...mas enfim!

JOGADORES BENFICA:
Moreira: 6. Não teve grande trabalho ao longo do jogo, mas quando foi chamado a intervir, esteve bem.

Nélson: 4. Continua a não mostrar o futebol do ínicio da época passada. Desta vez, esteve particularmente preocupado em discutir com o árbitro e adversários. Ao menos não mudou de penteado desde o último jogo...deve ter sido a primeira vez!

Alcides: 5. Cumpriu, nada mais...

Ricardo Rocha e Anderson: 6. Estiveram bem no comando da defesa.

Beto: 4. Agora que tem um jogador a quem pode (e deve!) entregar a bola assim que a recupera, insiste em tentar construir jogo...ora, e nós já sabemos como é o Beto a construir jogo!

Katsouranis: 5. Na primeira parte, jogou descaído para o lado direito e esteve melhor que no último jogo. Mesmo assim não me tem convencido muito. Continuo a achar que é demasiado complicativo e lento, para além de se posicionar mal no terreno. Na segunda parte jogou no meio do terreno e subiu um pouco de rendimento.

Rui Costa: 6. Já começa a ficar desesperado com parvoíces do Beto (reparei nisso em algumas jogadas), e tem razão para isso! Um jogador destes, tem de ser o condutor do jogo da equipa, pois tem uma qualidade de passe excelente. Grande passe para o segundo golo.

Karagounis: 6. Esteve algo discreto. Depois do (grande) golo soltou-se um pouco, mas não fez nada de especial...de um jogador da sua categoria espera-se sempre mais!

Marcel e Manduca: 5 e 3 respectivamente. Marcel movimentou-se bem abrindo espaços para os companheiros entrarem na área. Por outro lado, Manduca voltou a fazer uma exibição pobre, aliás, muito pobre! Nota-se que é um jogador inteligente pelas suas movimentações...mas isso não chega!

Suplentes: Tiago Gomes, Fonte e Manú entraram bem no jogo. Paulo Jorge e Marco Ferreira estiveram bem mais discretos relativamente ao primeiro jogo. Por seu lado, Karyaka esteve um pouco melhor...mas sem se esforçar muito. João Coimbra não é jogador para o Benfica, ponto. Por fim, o destaque vai mais uma vez para o Diego. Apesar de ter realizado um jogo menos vistoso que o anterior, voltou a mostrar alguns pormenores de classe. Um jogador a ter atenção!

O próximo do jogo é no Sábado frente ao Sion (RTP 1, 18.45).

PS: Podem votar naquele que acharam o melhor jogador da partida, no inquérito que se encontra no lado direito do blog.