Melhor, bem melhor! Finalmente uma amostra do que a equipa pode vir a render com este esquema táctico. As transições defesa-ataque e a pressão sobre a bola funcionaram bem, ou seja, sem deixar buracos abertos por todo o lado!
A primeira parte do Benfica foi muito boa, principalmente os primeiros 20 minutos. O Bordeaux conseguiu equilibrar o jogo após o (grande) golo de Miccoli. No entanto, nunca causou grande perigo para a baliza de Moretto.
- A dinâmica do meio campo continua a ser um sinal bem positivo. Nuno Assis integrou-se bem na equipa e Katsouranis finalmente mostrou o que pode oferecer á equipa. Rui Costa e Karagounis continuam em sintonia.
- Miccoli é um grande jogador. O golo e o lance do chapéu ao guarda-redes francês, revelam toda a classe do italiano. Bravíssimo!
- Marcel fez finalmente um golo na luz. Esperemos que sirva para ganhar confiança.
- Anderson e Ricardo Rocha continuam em bom nível. Mais uma dôr de cabeça para Fernando Santos resolver.
- 33.000 pessoas na luz nesta altura do ano (e com estes preços) é bom. Independentemente do que os jornaleiros dizem...
NEGATIVO:
- Moretto não dá confiança á equipa. Ainda não se conseguiu adaptar á pressão que a camisola encarnada acarreta. Assim, Moreira ou Quim são as opções mais válidas.
- Paulo Jorge...péssima maneira de se mostrar aos adeptos na luz. O árbitro esteve bem ao expulsa-lo. O bom centro para o golo de Marcel não apaga a má imagem que deixou.
- Beto NÃO é jogador para o Benfica. Chega a ser rídicula a forma como perde bolas atrás de bolas...
- Karyaka podia, e devia, ter jogado...atitudes destas são desnecessárias e criam mal-estar no balneário.
23/07/2006
Benfica - Bordeaux (2-0)
21/07/2006
Manuel Fernandes regressa à base
Manuel Fernandes tem a sua ida para o Portsmouth em risco. Após dois alucinantes dias de detalhados exames médicos, os responsáveis do clube inglês não ficaram convencidos relativamente ao estado físico do centrocampista e adiaram um possível acordo por um mês. De forma mais clara, Manuel Fernandes chumbou nos testes médicos do Portsmouth. A informação, adiantada oficialmente ao Maisfutebol por Hellen Wood, directora de comunicação, foi-nos mais tarde confirmada pelo director-geral do clube, Peter Storrie.Fonte: Maisfutebol
«É verdade que o Manuel Fernandes está neste momento a caminho de Portugal. Ficamos com algumas dúvidas em relação aos resultados dos seus exames e achamos que ele deveria completá-los em Portugal», adiantou de forma contida e evitando tecer considerações acessórias. A possibilidade de Manuel Fernandes se tornar jogador do Portsmouth continua de pé mas, a concretizar-se, não será nunca antes do final do mês de Agosto.
«Depois dos exames e dos tratamentos que fará em Portugal, iremos fazer uma nova avaliação dentro de um mês. Antes disso, o Manuel Fernandes não será apresentado como jogador do Portsmouth.»
Estou intrigado. Como ficará a situação do jogador a partir de agora ? Será apresentado amanhã com o restante plantel? Afinal de contas ele é jogador do Benfica. Pessoalmente, fico satisfeito com o seu regresso pois considero-o uma clara mais valia neste plantel, e um jogador que ainda vai valer bem mais, e que terá saídas mais "poderosas" que um simples Portsmouth. No entanto não me agrada a ideia de, daqui a um mês, o jogador voltar a ser analisado pelo clube inglês. Ou compram ou não, isto não é vir cá buscar quando quiserem. Daqui a um mês já estão prestes a fechar as inscrições e temos de ter o plantel bem definido para saber com quem podemos contar!
"Caso Mateus": Laurentino, onde andas tu?
Fonte: A Bola
O presidente da Comissão Disciplinar (CD) da Liga de clubes, António Gomes da Silva, apresentou a demissão do cargo, deixando aquele órgão sem quórum para decidir, nomeadamente no «caso» Mateus, segundo avançou em primeira mão a Rádio Renascença.(...)

Nunca pensei que depois do apito dourado as coisas continuassem na mesma. No entanto, parece-me que estão ainda piores! Depois da fantástica reviravolta que o caso já tinha conhecido na primeira decisão do conselho de justiça da Liga, eis que agora, o mesmo toma contornos ainda mais escandalosos.
Esta demissão , tem como único objectivo atrasar ainda mais a decisão do processo em decurso. Agora, haverá eleições para os órgãos sociais da Liga (10 de Agosto), e só depois das mesmas surgirá uma decisão sobre este assunto, havendo ainda direito a recurso. Estão criadas as condições para acontecer uma "não-decisão", ou seja, o Gil Vicente ficará na primeira divisão para não haver atraso no ínicio do campeonato.
A vergonha continua, e o secretário de Estado assobia para o lado...porque a verdadeira "vergonha nacional" está no "caso Nuno Assis", pelo menos na opinião do governo!
Não haverá modo de os nossos dirigentes ganharem vergonha na cara de uma vez por todas?
A palhaçada continua...
Liga betandwin passa em 2006/07 para bwinligaA comissão executiva anunciou hoje que a Liga betandwin na época de 2006/07 será oficialmente denominado como bwinliga.
Fonte: A Bola
bwinliga? Fantástico! Depois do "apito dourado", "caso Mateus" e "caso Nuno Assis", só faltava arranjarem um nome para o campeonato que ninguém conseguisse pronunciar decentemente.20/07/2006
Zidane vs Materazzi
"Zinedine Zidane foi hoje punido com três jogos de suspensão e multado em 7500 francos suíços (4800 euros) pela agressão cometida sobre o italiano Marco Materazzi na final do Mundial2006, anunciou esta tarde a FIFA.
Por sua vez ao defesa italiano foi aplicada a sanção de dois jogos de suspensão e a multa de 5000 francos suíços (3200 euros). O francês já se retirou da cena internacional.
«Sabendo que Zidane põe termo à sua carreira, a Comissão tomou nota que Zinedine Zidane se comprometia, para além das sanções, a tornar-se disponível junto da FIFA para actividades humanitárias efectuadas pela instância dirigente do futebol mundial em prol das crianças e os adolescentes», referiu o porta-voz da FIFA.
Um comunicado da FIFA adianta ainda que «ambos os jogadores reconheceram que os comentários de Materazzi foram difamatórios, mas não de natureza racista» e que pediram desculpa pelo seu «inapropriado comportamento e expressaram o seu arrependimento»."

3 jogos a Zidane e 2 a Materazzi? Só pode ser brincadeira...Zidane, para além do prémio por este gesto e pelo mundial absolutamente fantástico (bola de ouro), ainda recebe um castigo quase igual ao de Materazzi que, recorde-se, cometeu o crime de insultar a mãe do francês e de atirar o seu peito de forma vil contra a cabeça de Zidane!
Não sei se a FIFA já reparou, mas este castigo vai abrir um precedente perigoso. A partir de hoje, todo e qualquer jogador que insulte - e nós sabemos que isto raramente acontece num campo de futebol - e lance ostensivamente o seu peito contra a cabeça de um colega, terá uma punição severa!
E no seguinte caso, que punições terá a FIFA dado ao jogador que insulta e ao que agride?
18/07/2006
BENFICA - SION (2-3)
Não gostei. Não gostei nem um bocadinho desta exibição, mesmo sabendo á partida que se trata apenas de um jogo de pré-época. Pelo que tenho visto, o único a assimilar a táctica pretendida foi...Fernando Santos. E já lá vão 15 dias.
Como se explica que mesmo jogando com 4 elementos no meio-campo, o mesmo continue a ser um sector débil? Não me parece que Katsouranis tenha a qualidade que lhe apontaram quando assinou pelo clube. Mais uma vez confirmou que se trata de um jogador lento e que não solta a bola nos momentos certos. Contudo, parece-me que se posiciona bem nos lances de bola parada.
A grande novidade deste jogo foi a "relação" entre Rui Costa e Karagounis. O grego ganha claramente outra dimensão com Rui Costa ao seu lado, e foram, na minha opinião, os dois melhores jogadores desta partida contra o Sion. Creio que este ano temos condições de formar um meio-campo muito dinâmico...se Fernando Santos atinar com a táctica!
Tenho também lido muitas criticas á defesa do Benfica: "A defesa parecia um passador!", diziam alguns jornaleiros...pois eu acho que se torna impossível qualquer defesa actuar bem, quando não é convenientemente protegida pelo meio-campo. Com tantas compensações por fazer nas alas, o centro do terreno fica inúmeras vezes desguarnecido. Por outro lado, quando os médios-defensivos protegem o meio, as alas ficam desprotegidas...é o típico tapar a cabeça e destapar os pés.
A táctica utilizada até agora por Fernando Santos parece-me ser extremamente desequilibrada (já nem falo da táctica das segundas partes...). Sendo assim, e tendo em conta as caracteristicas dos jogadores que compõem o plantel, esta seria a estratégia que eu utilizaria se fosse treinador do Benfica:
Penso que esta seria a melhor táctica, tento em conta o plantel que o Benfica tem ao seu dispôr neste momento (partindo do princípio que Simão sai mesmo). Os laterais fariam os seus respectivos corredores, mas os 2 centrais, o líbero e o médio-defensivo garantiriam uma melhor segurança na rectaguarda. Karagounis e Rui Costa distribuiriam jogo para dois avançados: um com liberdade (Miccoli), e outro com presença constante na área (entre Marcel e Nuno Gomes venha o diabo e escolha...).
Falta uma semana para o jogo com o Bordeaux. Fernando Santos e a equipa têm a oportunidade de trabalhar na tranquilidade do novo centro de estágio...espero que aproveitem para evoluir!
Benfica x Bordeaux
15/07/2006
Calendário da Superliga

2ª Jornada: Boavista x BENFICA
3ª Jornada: BENFICA x Nacional
4ª Jornada: Paços x BENFICA
5ª Jornada: BENFICA x Aves
6ª Jornada: Leiria x BENFICA
7ª Jornada: BENFICA x Estrela
8ª Jornada: Porto x BENFICA
9ª Jornada: BENFICA x Beira Mar
10ª Jornada: Braga x BENFICA
11ª Jornada: BENFICA x Maritimo
12ª Jornada: Sporting x BENFICA
13ª Jornada: Naval x BENFICA
14ª Jornada: BENFICA x Setubal
15º Jornada: Académica x BENFICA
Aqui está o calendário do Benfica para a liga 2006/2007. Temos um ínicio perigoso perante uma equipa que se limita defender com 11 homens no seu meio-campo, uma partida complicada á 2ª jornada (mas sempre é melhor ir ao Bessa no verão...), e jogamos nas Antas, em Braga, em Alvalade e em Leiria (2 derrotas últimas visitas) na primeira volta.
Se a equipa treinada por Fernando Santos conseguir realizar uma boa primeira volta do campeonato, temos excelente condições para terminar o ano a festejar, pois a segunda volta é bastante favorável.



