29/07/2006

VI Torneio do Guadiana

Tenho de admitir que não sei bem por onde começar...ainda estou incrédulo com as exibições que o Benfica realizou neste torneio. Começou por perder com uma equipa que tem menos 11 dias de preparação (mas que parecia que tinha mais), e acabou a perder com uma equipa que se apresentou com uma formação de jovens e reservas. O mais procupante nem são os resultados (humilhantes), o pior foram as exibições e a demontração que por mais que os treinadores mudem, há vicios que teimam em não desaparecer. Ninguém se desmarca para receber a bola, tudo é feito com uma lentidão desesperante, não há ideias, objectividade e humildade.

O primeiro jogo contra o Sporting parecia uma repetição do último encontro para o campeonato. O Benfica foi mais uma vez totalmente dominado por uma equipa teóricamente inferior, mas que teima em demontrar o contrário no relvado...e afinal, é neste que se ganham os jogos! A equipa foi completamente manietada pela pressão alta dos rivais, que mostraram mais entrosamento, querer e vontade.

O segundo jogo foi mais do mesmo. O Benfica entra no jogo praticamente a perder devido a mais uma acção sofrível de Moretto (até quando?), e esteve praticamente 90 minutos sem fazer rigorosamente nada para alterar o rumo dos acontecimentos. Faltou novamente fio-de-jogo, mas principalmente solidariedade entre os sectores.

POSITIVO DO TORNEIO:
- Nélson. Está claramente a subir de forma e foi dos poucos que se mostrou a um nível razoável no torneio.
- Manu. Correu, lutou e fez algumas boas jogadas . Penso que merece mais oportunidades.

NEGATIVO DO TORNEIO:
- Moretto. Mau de mais...se venderem Quim para ficar com este brasileiro, os sócios vão finalmente ter a confirmação de que há interesses extra-futebol a manter Moretto na baliza e na equipa.
- Paulo Jorge, Marcel, Beto e Manduca. Não são jogadores para o Benfica, não há volta a dar. Marcel é o caso mais estranho pois nota-se que tem algum potencial. Contudo, os penaltys que (não) marcou, dizem tudo relativamente á classe do jogador. Com a chegada de Fonseca perde definitivamente o lugar.
- Os dois jogos do Benfica foram confrangedores. No entanto, estas exibições podem servir para a equipa e o treinador abrirem a pestana...as camisolas não ganham os jogos sozinhas!
- Fernando Santos. Nesta altura da pre-época já era suposto a equipa ter assimilado as suas ideias. Isso não aconteceu, bem pelo contrário!

Na minha opinião, os benfiquistas têm razões para se mostrarem preocupados. Calhou-nos o Austria Viena no sorteio da pré-eliminatória da Champions League e o que poderia ser considerando como um bom resultado, poderá tornar-se numa humilhação caso o Benfica não consiga ultrapassar esta equipa. A jogar assim, esse desfecho nem seria muito chocante...
Frente ao AEK (1 de Agosto), a equipa tem a derradeira oportunidade para mostrar algo positivo e aumentar os seus níveis de confiança antes da primeira mão da pré-eliminatória. Não entrar na Champions League seria catastrófico para o clube...

27/07/2006

Francisco Fonseca

"Kikin" Fonseca é o novo avançado do Benfica



(...)
"É uma grande responsabilidade, há grandes jogadores, a Direcção foi muito cordata, pelo que estou contentíssimo por este novo objectivo", começou por dizer antes de embarcar em direcção a Lisboa.

"O meu sonho, o meu objectivo, era jogar um dia na Europa. Agora, assim será, numa liga importante, numa equipa muito importante como o Benfica. Tinha mais um ano de contrato com o Cruz Azul. Como sempre, compreenderam as minhas razões e a minha vontade de sair. Quero regressar brevemente para me despedir e agradecer aos adeptos pelo apoio que me deram, bem como aos dirigentes e aos meus companheiros de equipa", afirmou.

O novo reforço do ataque encarnado revelou ter alguns conhecimentos sobre o clube da Luz. "Estou muito contente pela importância deste clube. (...) É uma equipa com grande história que tem muitíssimos sócios, muitos adeptos, um estádio muito bonito, novo, e em que cada prova que disputa tem de ser o número 1. É o que exige a instituição, que é das mais importantes da Europa", salientou.
(...)
Fonte: Record


Francisco "Kikin" Fonseca foi contratado num raide de José Veiga ao México. Ao que parece, as negociações decorriam desde o mundial da alemanha, e nas últimas 48h o negócio ficou fechado, com a aquisição do possante, e polivalente, avançado mexicano (autor do golo a Portugal no Mundial).
À primeira vista parece-me uma boa contratação, trata-se de um jogador raçudo, polivalente (tanto joga nas alas como ao meio), o que permite uma mudança de 4-4-2 para 4-3-3 sem necessidade de colocar em campo os extremos, que diga-se de passagem não temos. A contratação não foi muito dispendiosa (fala-se em dois milhões de Euros), e o jogador deverá assinar por 3 ou 4 anos.
Contrata-se assim um jogador de qualidade, com vontade de triunfar na Europa, que não sendo um veterano (26 anos), já tem experiência a nível internacional obtida na Taça Libertadores e ao serviço da sua selecção. Resta então esperar para ver como decorrerá a sua adaptação a um futebol totalmente diferente. No entanto, há que dar os parabéns aos dirigentes do Benfica que conseguiram conduzir o processo em sigilo total... Outros tempos!

Podem consultar o site do jogador em http://www.kikinfonseca.com.mx/

24/07/2006

Resumo do Benfica - Bordeaux



Um agradecimento muito especial á comunidade benfiquista d' "A voz da águia" e ao Xander em particular. Visitem este excelente fórum em http://www.avozdaaguia.com.

23/07/2006

Benfica - Bordeaux (2-0)

Melhor, bem melhor! Finalmente uma amostra do que a equipa pode vir a render com este esquema táctico. As transições defesa-ataque e a pressão sobre a bola funcionaram bem, ou seja, sem deixar buracos abertos por todo o lado!
A primeira parte do Benfica foi muito boa, principalmente os primeiros 20 minutos. O Bordeaux conseguiu equilibrar o jogo após o (grande) golo de Miccoli. No entanto, nunca causou grande perigo para a baliza de Moretto.

GOLO DE MICCOLI


A segunda parte foi enfadonha, o que era previsivel. O Benfica limitou-se a gerir o resultado (atitude que pode sair bem cara no futuro) e explorou os espaços deixados pelos franceses, criados pelo balanceamento ofensivo dos mesmos. Um golo oportuno de Marcel, a centro de Paulo Jorge, sentenciou o jogo.

GOLO DE MARCEL


POSITIVO:
- A dinâmica do meio campo continua a ser um sinal bem positivo. Nuno Assis integrou-se bem na equipa e Katsouranis finalmente mostrou o que pode oferecer á equipa. Rui Costa e Karagounis continuam em sintonia.
- Miccoli é um grande jogador. O golo e o lance do chapéu ao guarda-redes francês, revelam toda a classe do italiano. Bravíssimo!
- Marcel fez finalmente um golo na luz. Esperemos que sirva para ganhar confiança.
- Anderson e Ricardo Rocha continuam em bom nível. Mais uma dôr de cabeça para Fernando Santos resolver.
- 33.000 pessoas na luz nesta altura do ano (e com estes preços) é bom. Independentemente do que os jornaleiros dizem...

NEGATIVO:

- Moretto não dá confiança á equipa. Ainda não se conseguiu adaptar á pressão que a camisola encarnada acarreta. Assim, Moreira ou Quim são as opções mais válidas.
- Paulo Jorge...péssima maneira de se mostrar aos adeptos na luz. O árbitro esteve bem ao expulsa-lo. O bom centro para o golo de Marcel não apaga a má imagem que deixou.
- Beto NÃO é jogador para o Benfica. Chega a ser rídicula a forma como perde bolas atrás de bolas...
- Karyaka podia, e devia, ter jogado...atitudes destas são desnecessárias e criam mal-estar no balneário.

21/07/2006

Manuel Fernandes regressa à base

Manuel Fernandes tem a sua ida para o Portsmouth em risco. Após dois alucinantes dias de detalhados exames médicos, os responsáveis do clube inglês não ficaram convencidos relativamente ao estado físico do centrocampista e adiaram um possível acordo por um mês. De forma mais clara, Manuel Fernandes chumbou nos testes médicos do Portsmouth. A informação, adiantada oficialmente ao Maisfutebol por Hellen Wood, directora de comunicação, foi-nos mais tarde confirmada pelo director-geral do clube, Peter Storrie.

«É verdade que o Manuel Fernandes está neste momento a caminho de Portugal. Ficamos com algumas dúvidas em relação aos resultados dos seus exames e achamos que ele deveria completá-los em Portugal», adiantou de forma contida e evitando tecer considerações acessórias. A possibilidade de Manuel Fernandes se tornar jogador do Portsmouth continua de pé mas, a concretizar-se, não será nunca antes do final do mês de Agosto.

«Depois dos exames e dos tratamentos que fará em Portugal, iremos fazer uma nova avaliação dentro de um mês. Antes disso, o Manuel Fernandes não será apresentado como jogador do Portsmouth.»
Fonte: Maisfutebol


Estou intrigado. Como ficará a situação do jogador a partir de agora ? Será apresentado amanhã com o restante plantel? Afinal de contas ele é jogador do Benfica. Pessoalmente, fico satisfeito com o seu regresso pois considero-o uma clara mais valia neste plantel, e um jogador que ainda vai valer bem mais, e que terá saídas mais "poderosas" que um simples Portsmouth. No entanto não me agrada a ideia de, daqui a um mês, o jogador voltar a ser analisado pelo clube inglês. Ou compram ou não, isto não é vir cá buscar quando quiserem. Daqui a um mês já estão prestes a fechar as inscrições e temos de ter o plantel bem definido para saber com quem podemos contar!

"Caso Mateus": Laurentino, onde andas tu?


O presidente da Comissão Disciplinar (CD) da Liga de clubes, António Gomes da Silva, apresentou a demissão do cargo, deixando aquele órgão sem quórum para decidir, nomeadamente no «caso» Mateus, segundo avançou em primeira mão a Rádio Renascença.(...)
Fonte: A Bola


Nunca pensei que depois do apito dourado as coisas continuassem na mesma. No entanto, parece-me que estão ainda piores! Depois da fantástica reviravolta que o caso já tinha conhecido na primeira decisão do conselho de justiça da Liga, eis que agora, o mesmo toma contornos ainda mais escandalosos.
Esta demissão , tem como único objectivo atrasar ainda mais a decisão do processo em decurso. Agora, haverá eleições para os órgãos sociais da Liga (10 de Agosto), e só depois das mesmas surgirá uma decisão sobre este assunto, havendo ainda direito a recurso. Estão criadas as condições para acontecer uma "não-decisão", ou seja, o Gil Vicente ficará na primeira divisão para não haver atraso no ínicio do campeonato.
A vergonha continua, e o secretário de Estado assobia para o lado...porque a verdadeira "vergonha nacional" está no "caso Nuno Assis", pelo menos na opinião do governo!
Não haverá modo de os nossos dirigentes ganharem vergonha na cara de uma vez por todas?