
36.590 benfiquistas assistiram a uma boa vitória do Benfica.
Vamos ao que interessa: Comparativamente aos últimos jogos do Benfica, neste, a equipa esteve muito melhor. É certo que os jogadores demoraram algum tempo a soltar-se, mas quando o fizeram, assistiu-se a bom futebol na Luz, nomeadamente na segunda parte. Karagounis e Nuno Assis estiveram bem na condução do jogo, priveligiando a condução do jogo pelos flancos, o que, na minha opinião, contribuiu para a exibição segura da equipa.
Na segunda parte do jogo, vimos um festival de golos falhados. Simão, Alcides (por 2 vezes), e Miccoli, falharam algumas ocasiões claras de golo, que teriam elevado o marcador para números mais condizentes com a diferença entre as exibições das duas equipas.
O Nacional apenas criou perigo num período de 15 minutos da primeira parte. Durante o mesmo, Quim foi obrigado a algumas boas intervenções e viu inclusivamente uma bola embater num dos postes da sua baliza. Depois...nada. Alguns cantos e livres que não chegaram a assustar.
POSITIVO:
- Nuno Assis: Para mim, o melhor em campo. Distribuiu jogo, defendeu, pressionou, e por isto, foi premiado com uma grande ovação do público.
- Karagounis: Joga melhor a médio centro do que a número 10, e este jogo foi a prova disso mesmo. Exibição segura e convincente.
- Luisão: Para além de ter marcado o único golo do jogo, esteve impecável na defesa. É claramente o patrão da equipa e por isso devia, na minha opinião, ser ele o capitão.
- Pedro Henriques: É um oasis no lodo que é a arbitragem portuguesa. Um ou dois erros de julgamento não mancham mais uma boa exibição. Todos fossem como ele...
NEGATIVO:
- Fonseca: Não por ter jogado mal, mas sim por não terem jogado para ele. Tem bom jogo e cabeça e isso devia ser aproveitado. De resto, as semelhanças (fisicas e técnicas) com o Nuno Gomes até assustam...
- Golos falhados: Num jogo contra uma equipa mais forte (digamos...o Man Utd), tanto golo falhado paga-se caro. Podiamos, e deviamos, ter acabado com o jogo bem mais cedo. Evitávamos assim o tradicional "chuveirinho" no final do jogo. Desta vez correu bem.
18/09/2006
Benfica - Nacional (1-0)
Coerência á portuguesa 2
O apito dourado não os indigna. Se o Sporting é prejudicado temos disto:
Curioso que na semana passada não se indignaram:Nem uma referência ao erro do árbitro. Ok, está tudo dito.
Coerência á portuguesa...
«O Sporting sempre soube distinguir o erro normal do erro grosseiro. Há, aliás, imagens na televisão que comprovam que os jogadores do Sporting que se encontravam ainda mais longe do lance que o árbitro levantaram instintivamente o braço assim que se dá a falta. Portanto, o Sporting não necessita de lições do Sr. João Ferreira sobre a diferença entre erro normal e erro grosseiro», afirma Miguel Salema Garção em declarações ao site oficial do Sporting.
Ah sim? Eu podia jurar que foi apenas há uma semana que o Sporting venceu o Nacional, marcando um golo precedido de uma falta que só o árbitro não viu. O jogo também acabou 0-1, mas para o Sporting...Esta "coisa" da memória selectiva é um fenómeno fantástico...
15/09/2006
FC Copenhaga - Benfica (0-0)

Para resumir em poucas palavras este jogo, vou transcrever o que Fernando Santos disse ao Paulo Jorge depois da única jogada de jeito em 90 (dolorosos) minutos:
(IMEDIATAMENTE APÓS A BOLA EMBATER NO POSTE)
PJ - "AHHH FO**-**, CA*****... NÃO ACREDITO!!"
(AO FUNDO OUVE-SE ALGÚEM AOS GRITOS DESALMADAMENTE...ERA O FERNANDO SANTOS)
FS - "MAS O QUE É QUE TÁS A FAZER PAH?? EU NÃO TE DISSE QUE ERA PARA JOGAR EM CONTENÇÃO???!! SE MARCASSES ELES VINHAM PARA CIMA DE NÓS...E DEPOIS COMO ERA?? VAI MAS É PARA A TUA POSIÇÃO E NÃO TE ARMES EM ESPERTO..."
PJ - "..."
E o Paulo Jorge assim fez...e o resto da equipa também!
PS: Parabéns ao génio que se lembrou de pôr a equipa a jogar com o equipamento beije...quando o adversário jogava de branco!!
14/09/2006
ASSOCIAÇÃO CRIMINOSA 9 ? - Cosa Nostra (Deles)

Vincent Gigante
Fixem esta "malta" para memória futura.
"Paulo Costa, João Ferreira e Duarte Gomes são os únicos árbitros internacionais sobre os quais nunca recaíram indícios de corrupção. Dos restantes, há árbitros que foram constituídos arguidos em Gondomar e outros que foram alvos de certidões por indícios de crime.
Dos 25 árbitros que actualmente se encontram na primeira categoria do futebol profissional a apitar jogos da I e da II Liga, só sete nunca foram referidos nas quase mil folhas que compõem o despacho final do Ministério Público de Gondomar, no processo que ficou conhecido como Apito Dourado.Dos nove internacionais também há apenas três sobre os quais nunca recaiu qualquer suspeita. São eles Paulo Costa, João Ferreira e Duarte Gomes, das associações distritais do Porto, Setúbal e Lisboa, respectivamente, sendo que os restantes, da primeira categoria, são Vasco Santos e Carlos Duarte (promovidos este ano), bem como Hélio Santos, de Lisboa, e Rui Manuel Costa, do Porto.Dos restantes árbitros que fazem parte das divisões maiores do futebol português há situações diversas. Em alguns casos, o Ministério Público de Gondomar constituiu-os liminarmente arguidos, por estarem em causa diversas suspeitas. Noutras situações os referidos árbitros não chegaram a ser constituídos arguidos, mas sobre eles recaíram indícios de corrupção. Um dos exemplos é o caso que envolveu Hugo Miguel, recentemente promovido, que na época 2002/2003 arbitrou o jogo Porto B/Gondomar. O encontro acabou empatado e os investigadores apuraram que o árbitro e a respectiva equipa foram "premiados" com objectos em ouro. A situação acabou depois por ser arquivada, porque a má qualidade de som da fita gravada impedia que as incidências do jogo pudessem ser analisadas pela equipa de peritos.Investigações diversasActualmente, são nove os árbitros que estão incluídos no quadro da FIFA. Lucílio Baptista, Paulo Paraty e Bruno Paixão foram constituídos arguidos no processo de Gondomar. Dos que actualmente se encontram na primeira categoria do futebol foram também constituídos arguidos, por suspeita de corrupção desportiva, mais nove árbitros: Artur Soares Dias, Augusto Duarte, Carlos Xistra, Cosme Machado, João Vilas-Boas, Nuno Almeida, Paulo Pereira, Paulo Baptista e Rui Silva.Dos restantes, os casos em análise são diferentes. Elmano Santos, da Madeira, aparece envolvido na arbitragem do jogo Benfica-Boavista, a 18 de Janeiro. O seu nome foi indicado por Valentim Loureiro. que um dia antes do jogo lhe telefonou e deu-lhe conta de que teria sido absolvido num processo disciplinar instaurado pela LPPF. O Boavista perdeu o jogo por 3-2 e Elmano Santos foi novamente abordado pelo presidente da Liga. Pode ler-se no despacho do MP que Valentim Loureiro estaria bastante irado, dando conta a Elmano Santos de que poderia ser alvo de outro processo. O árbitro disse depois ao procurador que só nesse momento percebeu que a "absolvição" havia sido uma prenda e que a sua nomeação não era "inocente". Deste caso foi extraída certidão para o DIAP do Porto, sendo que do relatório dos peritos ressalta que os erros do árbitro foram em igual número para ambas as equipas.Quanto a Jorge de Sousa, as duas referências dizem respeito a jogos da II Liga. O primeiro envolve José Veiga e o encontro foi o Estoril-União da Madeira, a 7 de Março de 2004. O actual director-geral do Benfica pediu a Pinto de Sousa que fosse aquele o árbitro nomeado e o dirigente da Federação garantiu que falaria com o árbitro para ajudar o Estoril. O nome de Jorge de Sousa voltou depois a ser referido antes de um encontro Marco-Maia, a 14/3/2004, quando Avelino Ferreira Torres falou com Pedro Sanhudo (do Núcleo de Árbitros do Baixo Tâmega) para que aquele abordasse o referido árbitro. Disse que já tinha "controlado" o observador e deu conta de que conseguia falar com um amigo de Jorge Sousa, para que aquele beneficiasse o seu clube. O MP já arquivou o processo por não ter conseguido determinar se Jorge Sousa foi ou não contactado.Olegário Benquerença (também internacional) é outro dos "não arguidos" que foram investigados pela PJ. As suspeitas surgiram depois da conversa de um dirigente do Penafiel com Valentim, onde aquele deu conta de que lhe agradava a nomeação do árbitro de Leiria. Aquele, aliás, faria parte de uma lista que tinha elaborado, onde estariam referidos os nomes dos árbitros nomeáveis. O jogo foi ganho pelo Penafiel ao Salgueiros, por 1-0, e o caso foi mais tarde arquivado.Pedro Henriques (igualmente internacional) também não é arguido. Mas nesse caso o procurador entendeu que já havia indícios de crime e extraiu uma certidão para que fosse investigado. Carlos Teixeira fala na possibilidade daquele árbitro ter cometido o crime de corrupção desportiva na forma passiva, depois de ter passado de 4.º para 3.º lugar nas classificações. A PJ interceptou chamadas entre Pinto da Costa e Pinto de Sousa a falarem do árbitro, bem como entre Pinto de Sousa e António Garrido, onde o primeiro dava conta ao segundo de que a classificação havia sido alterada.Pedro Proença está na mesma situação (não foi constituído arguido, mas está indiciado por corrupção, em factos sobre as quais foram extraídas certidões). O jogo em causa é a final da Supertaça 2002/2003, que opôs o FC Porto ao União de Leiria. Pedro Proença foi escolhido por Pinto da Costa e Pinto de Sousa reconheceu ter aceite a indicação do presidente dos azuis e brancos porque "andaram juntos no colégio". in Público, 14/09/2006
12/09/2006
Petit, Nuno Gomes e Manu suspensos
"O médio internacional português Petit foi severamente castigado com três jogos, na sequência do seu comportamento incorrecto no jogo com Boavista, enquanto Nuno Gomes recebeu dois jogos, devido também à sua expulsão ante os «axadrezados»."
Três jogos:
Petit (Benfica)
Dois jogos:
Nuno Gomes (Benfica)
Cesinha (Sp. Braga)
Vasco Matos (Beira-Mar)
Um jogo:
Manu (Benfica)
Cardozo (Nacional)
Darnlei (Beira-Mar)
Paulo César (Beira-Mar)
Tixier (União de Leiria)
Fernando (Naval)
MAS ESTES GAJOS SÃO MALUCOS??
FONTE: a Bola
ASSOCIAÇÃO CRIMINOSA 8 ? - Cosa Nostra (Deles)
Santo Trafficante Jr. (gosto particularmente do nome deste rapaz)
Antes de um Leiria – Porto, para a Final da Taça de Portugal em 2002/2003.
"PS (Pinto Sousa)- Eu tenho…eu tenho aqui uma reunião por causa das classificações…
PC – Ai é? Como é que está isso?
PS – Estamos aqui…precisamente ver isso…Estamos aqui eu e este (António Henriques)… a cozinhar aqui um bocadinho estas coisas!
PC – Tem que ser!...
PS – EhEhEh!
PC – …porque esses gajos não percebem nada dessa merda!
PS – EhEhEhEhEh!
PC – Ãh!
PS – Diz.
PC – Olha uma coisa…tens que ter cuidado com a Taça…
PS – Sim…
PC - …porque o Bartolas…vai fazer aì um escândalo do caraças!
PS – Quem é o Artolas? O (João) Bartolomeu?
PC – O Bartolomeu!
PS – Eu vou estar com ele hoje pá! No…Boavista…não é? Boavista-Leiria.
PC – Ah!
PS – Ele disse que queria falar comigo! Eu digo “É pá, eu vou ao futebol você encontra-se lá no futebol, falamos lá no futebol”
PC – É …mas é… é que o gajo portou-se mal connosco, estás a perceber?
PS – Sim… naquele caso do Guarda Redes, não foi?
PC – Exacto! Eu não lhe dei conversa nem lhe dou confiança de…
PS – Sim…
PC - …de…discuti com ele unicamente…sabes como eu sou! Pus-lhe uma cruz, não lhe liguei! Por isso é que eu não o convidei para ir lá fora!
PS – Claro!
PC - …mas tenho informação…que o gajo sabe que está para ser o Isidoro (Rodrigues)…
PS – Sim.
PC - …e disse que…a equipa não comparece por causa de não sei o quê…que é um escândalo, que não sei o quê, que é uma encomenda minha e o carago e quatro e tal…anda aí a dizer…Ó pá, também não quero problemas, pá! O homem…ainda por cima o homem…se…se o velho faz barulho…nem vamos depois estará tirar, mas também se o gajo vai para lá todo fodido da cabeça…estraga a festa!
PS – Não… vamos…ver! Vamos ver, vamos ver!
PC – Tu vê lá…
PS – Sim, vou ver calmamente…
PC – É!
PS – Vamos ver calmamente, com ele, o que é que ele quer…hoje pá!
PC – É senão …vale mais pôr o António Costa, que ninguém discute.
PS – É!
PC – Quem é que está em primeiro ? Não sabes?
PS – Tenho a impressão que é o Pedro Henriques, pá!
PC – Eh! Isso é que era espectacular pôr esse.
PS – É …vamos ver!
PC – Diz que ontem fez uma arbitragem fantástica!
PC – (imperceptível) (presume-se que a falar de outro árbitro)
PS - …não é mau…
PC - …entrou um bocado na festa…deixou dar umas porradas e tal…quis imitar o Pedro Mendes a deixar jogar…
PS – O Pedro Henriques!
PC – O Pedro Henriques, sim! Mas não esteve mal! É sempre aquilo…nem bem , nem mal…
PS – Hum…
PC – É …mas não…
PS – Sim senhor…
PC - …não teve influência…
PS – Está…olha, tenho aqui o António Henriques, quer falar contigo!
PC – Está bem!
PS – E olha…então um abraço e boa viagem pá!
PC – É…vê lá isso, então pá…por mim pá!
PS – Eu depois digo-te…Está…
PC - …por mim, estás à vontade! Se vires que te defende mais o outro, põe o outro, pá!
PS – É, depois falo contigo!" , in Revista FOCUS, 12/09/2006
Foi esta a conversa que o Público de Sábado quis comparar com a de LFV ?




