26/03/2009

O choradinho da Taça da Liga


Nos últimos dias tenho assitido a várias situações que, no meu entender, revelam bem o estado a que o Sporting chegou. O grémio do Campo Grande é hoje um clube sem rumo, identidade e que finalmente se apercebeu da sua nova condição. O Sporting já não é "grande". Ponto. Foi perdendo esse estatuto ao longo dos últimos 20 anos sem se aperceber...até agora.

Há que dizê-lo sem rodeios: o Sporting não tem uma estrutura comparável aos outros dois "grandes". Não tem apoio dos seus adeptos (o estádio só enche contra o Benfica), dinheiro ou vontade de mudar o rumo dos acontecimentos. Parecem resignados a esta nova condição e limitam-se a aceitar todas as migalhas que o padrinho do Norte vai largando. O importante, dizem eles, é garantir o segundo lugar! Com esta mentalidade não admira que vários atletas do clube estejam mortinhos por sair...

Todos estes factores ajudam a explicar as reacções dos dirigentes, jogadores e adeptos leoninos. Caiu-se num exagero de proporções de tal modo absurdas que vimos FSF a visitar quase todos os programas de debate desportivo, alguns com horário coincidente, onde foi repetir o mesmo discurso inflamado e hipócrita. Expôs-se ao ridiculo e desceu ao nível de comentadores como o Guilherme Aguiar, Dias Ferreira e Silvio Cervan.

O que eu não vi ninguém dizer/escrever, e não fiquei admirado por isso, é que o Sporting não perdeu o jogo no lance do penalti mal assinalado. O Sporting perdeu a Taça da Liga nas grandes-penalidades, onde falhou 3 tentativas em 5. Os jogadores do Benfica tiveram mais calma e classe, acabando por vencer justamente.

Toda a polémica posterior ao jogo não se deveu ao lance do penalti. Não! A indignação (eu chamo-lhe hipocrisia) verde-e-branca deve-se à vitória do Benfica. É isso que lhes custa a engolir. De qualquer modo, e fazendo as contas aos "enganos" clássicos de Lucílio Batista, tenho a certeza que o Sporting não tem razões de queixa deste grande leão...bem pelo contrário!

Quanto ao jogo, valeu pela entrega dos jogadores e pela caneca da Carlsberg, visto que a nossa equipa voltou a não demonstrar grande arte na construção de jogo. Melhores dias virão, digo eu...

09/06/2008

Rescaldo do fim-de-semana benfiquista

O Benfica jogava em várias frentes este fim-de-semana e quase todos os jogos eram decisivos. Na maior parte dos casos os nossos rapazes não desiludiram.

Em hóquei, ultrapassámos todas as adversidades, ler "arbitragem tendenciosa e falta de apoio", e arrancámos uma excelente vitória contra o fc porto. A final encontra-se empatada a 1.

Em futsal, ultrapassámos finalmente a barreira psicológica dos jogos com o Sporting e vencemos, claramente e com grande classe, por 4-6. Estamos a uma vitória da presença na final!

Por outro lado, nas camadas jovens, os nossos Júniores sofreram uma derrota compremetedora contra o Sporting no Seixal, 0-1, empatámos a 0 no Olival com o fc porto, e vencemos os mesmos no escalão de Juvenis por 2-1, sagrando-se esta equipa campeã nacional! Muitos parabéns aos nossos jogadores e à equipa técnica!



Os novos campeões nacionais de Juvenis!


A equipa de Iniciados A a apoiar efusivamente os seus colegas. Benfiquismo Activo!



PS: Fotografias de André Sabino, do site "Ser Benfiquista".

22/11/2006

Carta aberta a Luis Freitas Lobo


CALA-TE!
Obrigado.

15/10/2006

U. Leiria x Benfica (0-4)

Grande vitória do Benfica. A equipa teve uma entrega fantástica ao jogo desde o primeiro ao último minuto.
Este jogo devia vir nos manuais do futebol para demonstrar como o jogo se torna tão simples se os jogadores estiverem em movimento constante e não se limitam a esperar pela bola...assim vale a pena ir ao futebol! (na perspectiva do benfiquista, obviamente)

Aqui fica um resumo da partida: (Obrigado pelo vídeo Xander)

09/10/2006

Sport Lisboa e Benfica

03/10/2006

Benfica - Aves (4-1)

Não estive presente no estádio nem acompanhei o jogo pela televisão. Assim, aqui fica apenas um resumo do jogo elaborado pelo Xander da comunidade d'A Voz da Águia.


02/10/2006

O futebol ainda dá para rir