04/04/2009

Jornalismo português


No comments.

03/04/2009

O campeonato da vergonha


Depois da conquista da Taça da Liga e de uma derrota com o Boavista, voltamos à competição para o campeonato nacional este Domingo, contra o Estrela da Amadora. Este jogo fica claramente marcado pela pouca vergonha que se instalou no futebol português: como é possível uma equipa profissional ficar 6 dias sem treinar devido à falta de pagamento dos salários dos seus atletas?

Apesar do profissionalismo dos jogadores do Estrela, a Liga já deveria ter tomado uma forte medida contra todos os clubes que não cumprem o estabelecido com os seus trabalhadores. Trata-se, clara e inequivocamente, de um caso de batota e concorrência desleal. Estamos a falar de clubes que se increveram no campeonato com declarações e garantias falsas. Alguns destes, como o Setúbal e o Belenenses (curiosamente, clubes aliados), são até reincidentes neste feito... o que não os impediu de contratar inúmeros novos jogadores e receber uma mão-cheia de emprestados.

Na Liga Vitalis a situação não é muito diferente e, por exemplo, o Boavista não paga salários há mais de 5 meses.

Posto isto, a pergunta que se impõe é a seguinte: até quando vai a Liga pactuar com estas situações? Para além do prejuízo óbvio para os atletas que assinam contratos (nada chorudos, na maior parte destes casos) que não são respeitados, temos também o dano grave para a credibilidade da própria competição. Esta equipa que ficou agora 6 dias sem treinar vai ainda jogar com os 3 candidatos ao título, por exemplo.

Resumindo, temos:
- Arbitragens vergonhosas, semana após semana;
- Qualidade fraquíssima da generalidade dos jogos;
- Estádios às moscas;
- Horários absurdos;
- Dirigentes manipuladores, burros e hipócritas;
- Salários em atraso;
- Etc, etc...


E agora digam-me: porque raio hei-de pagar €20, ou mais, para ver ao vivo esta pouca vergonha?

30/03/2009

Obrigado, Queiroz.


Assisti ao jogo entre "Portugal" e a Suécia com a mesma distância com que vejo todos os jogos que não envolvem o Benfica. Mas nem sempre foi assim. Tempos houve em que vibrei quase tanto com a selecção como com o SLB. Infelizmente, hoje isso não acontece. A entrada sucessiva de jogadores estrangeiros, e a promessa de mais alguns, levou a que deixasse de olhar para esta equipa como uma selecção dos melhores jogadores portugueses da actualidade e passasse a vê-la como um clube. Ora, clube já tenho desde que nasci e não há espaço para mais nenhum...


Apesar deste distanciamento não perdi o sentido critico sobre a equipa "nacional" e tudo o que a envolve. O regresso de Queiroz devolveu a selecção à realidade: uma equipa de segunda linha europeia que se classifica de forma irregular para as competições mais importantes a nível de selecções...nunca as vencendo. Apesar de toda a arrogância e prepotência lusitana, é preciso não esquecer este simples facto: Portugal nunca venceu uma competição internacional.
Parece-me estranho, para não dizer absurdo, que exijam agora a rapazes como Rolando, Eduardo, Duda, entre outros, que carreguem esta amostra de equipa ao apuramento para o Mundial. Pura e simplesmente não temos a qualidade necessária para tal e, exceptuando Cristiano Ronaldo e os dois brasileiros, a qualidade média dos restantes jogadores é bastante fraca.

Sendo assim, neste momento a não convocação de jogadores do Benfica para a selecção é uma benção. Obrigado, Queiroz.

27/03/2009

Alfredo Farinha

Faleceu hoje, aos 83 anos, um dos melhores jornalistas portugueses de sempre. Apesar do seu assumido benfiquismo, Alfredo Farinha sempre pautou o seu trabalho pela seriedade e rectidão. Criticou, quando tinha de o fazer, e elogiou quando tal se impunha. A uma classe hoje caracterizada pela falta de inteligência, escrupulos e isenção, um homem como Alfredo Farinha vai fazer muita falta.


O corpo de Alfredo Farinha estará hoje a partir das 16 horas na Associação dos Antigos Alunos Salesianos, que dirigiu, de onde sairá o funeral às 16 horas de sábado.

26/03/2009

O choradinho da Taça da Liga


Nos últimos dias tenho assitido a várias situações que, no meu entender, revelam bem o estado a que o Sporting chegou. O grémio do Campo Grande é hoje um clube sem rumo, identidade e que finalmente se apercebeu da sua nova condição. O Sporting já não é "grande". Ponto. Foi perdendo esse estatuto ao longo dos últimos 20 anos sem se aperceber...até agora.

Há que dizê-lo sem rodeios: o Sporting não tem uma estrutura comparável aos outros dois "grandes". Não tem apoio dos seus adeptos (o estádio só enche contra o Benfica), dinheiro ou vontade de mudar o rumo dos acontecimentos. Parecem resignados a esta nova condição e limitam-se a aceitar todas as migalhas que o padrinho do Norte vai largando. O importante, dizem eles, é garantir o segundo lugar! Com esta mentalidade não admira que vários atletas do clube estejam mortinhos por sair...

Todos estes factores ajudam a explicar as reacções dos dirigentes, jogadores e adeptos leoninos. Caiu-se num exagero de proporções de tal modo absurdas que vimos FSF a visitar quase todos os programas de debate desportivo, alguns com horário coincidente, onde foi repetir o mesmo discurso inflamado e hipócrita. Expôs-se ao ridiculo e desceu ao nível de comentadores como o Guilherme Aguiar, Dias Ferreira e Silvio Cervan.

O que eu não vi ninguém dizer/escrever, e não fiquei admirado por isso, é que o Sporting não perdeu o jogo no lance do penalti mal assinalado. O Sporting perdeu a Taça da Liga nas grandes-penalidades, onde falhou 3 tentativas em 5. Os jogadores do Benfica tiveram mais calma e classe, acabando por vencer justamente.

Toda a polémica posterior ao jogo não se deveu ao lance do penalti. Não! A indignação (eu chamo-lhe hipocrisia) verde-e-branca deve-se à vitória do Benfica. É isso que lhes custa a engolir. De qualquer modo, e fazendo as contas aos "enganos" clássicos de Lucílio Batista, tenho a certeza que o Sporting não tem razões de queixa deste grande leão...bem pelo contrário!

Quanto ao jogo, valeu pela entrega dos jogadores e pela caneca da Carlsberg, visto que a nossa equipa voltou a não demonstrar grande arte na construção de jogo. Melhores dias virão, digo eu...

09/06/2008

Rescaldo do fim-de-semana benfiquista

O Benfica jogava em várias frentes este fim-de-semana e quase todos os jogos eram decisivos. Na maior parte dos casos os nossos rapazes não desiludiram.

Em hóquei, ultrapassámos todas as adversidades, ler "arbitragem tendenciosa e falta de apoio", e arrancámos uma excelente vitória contra o fc porto. A final encontra-se empatada a 1.

Em futsal, ultrapassámos finalmente a barreira psicológica dos jogos com o Sporting e vencemos, claramente e com grande classe, por 4-6. Estamos a uma vitória da presença na final!

Por outro lado, nas camadas jovens, os nossos Júniores sofreram uma derrota compremetedora contra o Sporting no Seixal, 0-1, empatámos a 0 no Olival com o fc porto, e vencemos os mesmos no escalão de Juvenis por 2-1, sagrando-se esta equipa campeã nacional! Muitos parabéns aos nossos jogadores e à equipa técnica!



Os novos campeões nacionais de Juvenis!


A equipa de Iniciados A a apoiar efusivamente os seus colegas. Benfiquismo Activo!



PS: Fotografias de André Sabino, do site "Ser Benfiquista".

22/11/2006

Carta aberta a Luis Freitas Lobo


CALA-TE!
Obrigado.