06/04/2009

Non hilum.


Absolutamente nada, é o que vale este "Benfica" de Luís Filipe Vieira, Rui Costa e "Quique" Flores. O Glorioso, esse, é apenas uma ideia bonita posicionada na mente dos seus adeptos. O que resta não passa de um fogacho de pequenos momentos em que o orgulho benfiquista parece renascer das cinzas. Infelizmente, a realidade cedo trata de nos colocar no nosso devido lugar.

Toldado pela contratação de alguns nomes sonantes pensei que esta época seria diferente. Dois jogos no princípio da época serviram para alimentar a minha (e a vossa) esperança. Nestes, o Benfica voltou a ser Glorioso; não porque venceu ambos, mas porque o fez de modo convincente, deixando os adversários rendidos à evidência da nossa superioridade. Nesse período (duas semanas) o Benfica foi, de facto, esmagador. A equipa de futebol e os adeptos eram um só, "e ainda faltam Suazo, Aimar e Cardozo", pensávamos nós. Puro engano.

Volvidos 6 ou 7 meses, e muitas exibições miseráveis depois, eis que se apresenta diante de nós aquele que representa o pior Sport Lisboa e Benfica de sempre! Se em teoria o plantel até está dotado de alguns bons executantes, a prática mostra-nos exactamente o contrário: Aimar, Reyes, Suazo, Yebda, Cardozo, Urreta, entre outros, são o exemplo mais evidente do que este clube faz aos jogadores: passado alguns meses, a mentalidade medíocre e perdedora instalada por Luís Filipe Vieira apodera-se de todos e empurra-os para uma crise de confiança de onde nunca mais conseguem saír.

Curiosamente, basta pesquisar um pouco pelos blogs e fóruns dedicados ao Benfica para identificarmos aquele que é, para os benfiquistas, o rosto do fracasso desta época: "Quique" Flores. E faz todo o sentido. Aliás, vou até mais longe: acredito que todos os treinadores que serviram o Benfica nos últimos 10/15 anos são incompetentes! Jupp Heinkes, Trapattoni, Camacho, Fernando Santos, Paulo Autuori, Toni, Ronald Koeman, Graeme Souness, Jesualdo Ferreira, Manuel José, "Quique" Flores, José Mourinho, Mário Wilson, entre outros.
Todos estes treinadores foram demitidos ou se afastaram do clube, sendo que alguns deles seguiram carreiras de enorme sucesso no estrangeiro ou em Portugal.
Conclusão: servem para todos, menos para o Benfica! Certo...

Dito isto, e contrariamente ao que LFV apregoa, estou convencido que este NÃO é o caminho que o Sport Lisboa e Benfica deve seguir. Está mais do que provado que esta equipa directiva não consegue devolver o clube à sua condição Gloriosa e, a continuar assim, é apenas uma questão de tempo até que o FC Porto tenha tantos títulos conquistados como nós.

Brevemente teremos eleições e os benfiquistas terão então a oportunidade de mudar o rumo do clube. É que este fado nós já conhecemos...

04/04/2009

Jornalismo português


No comments.

03/04/2009

O campeonato da vergonha


Depois da conquista da Taça da Liga e de uma derrota com o Boavista, voltamos à competição para o campeonato nacional este Domingo, contra o Estrela da Amadora. Este jogo fica claramente marcado pela pouca vergonha que se instalou no futebol português: como é possível uma equipa profissional ficar 6 dias sem treinar devido à falta de pagamento dos salários dos seus atletas?

Apesar do profissionalismo dos jogadores do Estrela, a Liga já deveria ter tomado uma forte medida contra todos os clubes que não cumprem o estabelecido com os seus trabalhadores. Trata-se, clara e inequivocamente, de um caso de batota e concorrência desleal. Estamos a falar de clubes que se increveram no campeonato com declarações e garantias falsas. Alguns destes, como o Setúbal e o Belenenses (curiosamente, clubes aliados), são até reincidentes neste feito... o que não os impediu de contratar inúmeros novos jogadores e receber uma mão-cheia de emprestados.

Na Liga Vitalis a situação não é muito diferente e, por exemplo, o Boavista não paga salários há mais de 5 meses.

Posto isto, a pergunta que se impõe é a seguinte: até quando vai a Liga pactuar com estas situações? Para além do prejuízo óbvio para os atletas que assinam contratos (nada chorudos, na maior parte destes casos) que não são respeitados, temos também o dano grave para a credibilidade da própria competição. Esta equipa que ficou agora 6 dias sem treinar vai ainda jogar com os 3 candidatos ao título, por exemplo.

Resumindo, temos:
- Arbitragens vergonhosas, semana após semana;
- Qualidade fraquíssima da generalidade dos jogos;
- Estádios às moscas;
- Horários absurdos;
- Dirigentes manipuladores, burros e hipócritas;
- Salários em atraso;
- Etc, etc...


E agora digam-me: porque raio hei-de pagar €20, ou mais, para ver ao vivo esta pouca vergonha?

30/03/2009

Obrigado, Queiroz.


Assisti ao jogo entre "Portugal" e a Suécia com a mesma distância com que vejo todos os jogos que não envolvem o Benfica. Mas nem sempre foi assim. Tempos houve em que vibrei quase tanto com a selecção como com o SLB. Infelizmente, hoje isso não acontece. A entrada sucessiva de jogadores estrangeiros, e a promessa de mais alguns, levou a que deixasse de olhar para esta equipa como uma selecção dos melhores jogadores portugueses da actualidade e passasse a vê-la como um clube. Ora, clube já tenho desde que nasci e não há espaço para mais nenhum...


Apesar deste distanciamento não perdi o sentido critico sobre a equipa "nacional" e tudo o que a envolve. O regresso de Queiroz devolveu a selecção à realidade: uma equipa de segunda linha europeia que se classifica de forma irregular para as competições mais importantes a nível de selecções...nunca as vencendo. Apesar de toda a arrogância e prepotência lusitana, é preciso não esquecer este simples facto: Portugal nunca venceu uma competição internacional.
Parece-me estranho, para não dizer absurdo, que exijam agora a rapazes como Rolando, Eduardo, Duda, entre outros, que carreguem esta amostra de equipa ao apuramento para o Mundial. Pura e simplesmente não temos a qualidade necessária para tal e, exceptuando Cristiano Ronaldo e os dois brasileiros, a qualidade média dos restantes jogadores é bastante fraca.

Sendo assim, neste momento a não convocação de jogadores do Benfica para a selecção é uma benção. Obrigado, Queiroz.

27/03/2009

Alfredo Farinha

Faleceu hoje, aos 83 anos, um dos melhores jornalistas portugueses de sempre. Apesar do seu assumido benfiquismo, Alfredo Farinha sempre pautou o seu trabalho pela seriedade e rectidão. Criticou, quando tinha de o fazer, e elogiou quando tal se impunha. A uma classe hoje caracterizada pela falta de inteligência, escrupulos e isenção, um homem como Alfredo Farinha vai fazer muita falta.


O corpo de Alfredo Farinha estará hoje a partir das 16 horas na Associação dos Antigos Alunos Salesianos, que dirigiu, de onde sairá o funeral às 16 horas de sábado.

26/03/2009

O choradinho da Taça da Liga


Nos últimos dias tenho assitido a várias situações que, no meu entender, revelam bem o estado a que o Sporting chegou. O grémio do Campo Grande é hoje um clube sem rumo, identidade e que finalmente se apercebeu da sua nova condição. O Sporting já não é "grande". Ponto. Foi perdendo esse estatuto ao longo dos últimos 20 anos sem se aperceber...até agora.

Há que dizê-lo sem rodeios: o Sporting não tem uma estrutura comparável aos outros dois "grandes". Não tem apoio dos seus adeptos (o estádio só enche contra o Benfica), dinheiro ou vontade de mudar o rumo dos acontecimentos. Parecem resignados a esta nova condição e limitam-se a aceitar todas as migalhas que o padrinho do Norte vai largando. O importante, dizem eles, é garantir o segundo lugar! Com esta mentalidade não admira que vários atletas do clube estejam mortinhos por sair...

Todos estes factores ajudam a explicar as reacções dos dirigentes, jogadores e adeptos leoninos. Caiu-se num exagero de proporções de tal modo absurdas que vimos FSF a visitar quase todos os programas de debate desportivo, alguns com horário coincidente, onde foi repetir o mesmo discurso inflamado e hipócrita. Expôs-se ao ridiculo e desceu ao nível de comentadores como o Guilherme Aguiar, Dias Ferreira e Silvio Cervan.

O que eu não vi ninguém dizer/escrever, e não fiquei admirado por isso, é que o Sporting não perdeu o jogo no lance do penalti mal assinalado. O Sporting perdeu a Taça da Liga nas grandes-penalidades, onde falhou 3 tentativas em 5. Os jogadores do Benfica tiveram mais calma e classe, acabando por vencer justamente.

Toda a polémica posterior ao jogo não se deveu ao lance do penalti. Não! A indignação (eu chamo-lhe hipocrisia) verde-e-branca deve-se à vitória do Benfica. É isso que lhes custa a engolir. De qualquer modo, e fazendo as contas aos "enganos" clássicos de Lucílio Batista, tenho a certeza que o Sporting não tem razões de queixa deste grande leão...bem pelo contrário!

Quanto ao jogo, valeu pela entrega dos jogadores e pela caneca da Carlsberg, visto que a nossa equipa voltou a não demonstrar grande arte na construção de jogo. Melhores dias virão, digo eu...

09/06/2008

Rescaldo do fim-de-semana benfiquista

O Benfica jogava em várias frentes este fim-de-semana e quase todos os jogos eram decisivos. Na maior parte dos casos os nossos rapazes não desiludiram.

Em hóquei, ultrapassámos todas as adversidades, ler "arbitragem tendenciosa e falta de apoio", e arrancámos uma excelente vitória contra o fc porto. A final encontra-se empatada a 1.

Em futsal, ultrapassámos finalmente a barreira psicológica dos jogos com o Sporting e vencemos, claramente e com grande classe, por 4-6. Estamos a uma vitória da presença na final!

Por outro lado, nas camadas jovens, os nossos Júniores sofreram uma derrota compremetedora contra o Sporting no Seixal, 0-1, empatámos a 0 no Olival com o fc porto, e vencemos os mesmos no escalão de Juvenis por 2-1, sagrando-se esta equipa campeã nacional! Muitos parabéns aos nossos jogadores e à equipa técnica!



Os novos campeões nacionais de Juvenis!


A equipa de Iniciados A a apoiar efusivamente os seus colegas. Benfiquismo Activo!



PS: Fotografias de André Sabino, do site "Ser Benfiquista".