22/04/2009
Patric, o novo Maicon.
19/04/2009
Paulo Bento.
Durante uma conversa entre amigos defendi, há uns dias, que Paulo Bento
seria um dos treinador que eu não me importaria de ver no Benfica. Apesar do cabelo, da maneira de falar e da teimosia, conseguia ver em Paulo Bento alguns traços daquilo que que considero ser o perfil adequado para representar o SLB: é jovem, aguerrido e intransigente na liderança do balneário. No entanto, jogos como o de ontem fazem-me reconsiderar seriamente esta posição.
Não seria muito coerente da minha parte criticar LFV por justificar as derrotas com as arbitragens e depois defender o treinador que mais o faz. Paulo Bento não critica, arrasa. Com razão ou não, está constantemente a colocar os árbitros sobre pressão, colocando tudo e todos em causa, esquecendo-se das suas próprias responsabilidades como responsável máximo pela equipa de futebol que dirige.
Ontem achou que Bruno Paixão roubou descaradamente o Sporting, novamente. Contudo, quer-me parecer que aquele discurso iria sair da boca do treinador lagarto mesmo que o homem-do-apito fizesse uma boa exibição, o que até veio a acontecer. Indignou-se tanto com os amarelos vistos por Moutinho e Derlei, e com o golo anulado a Carriço, que acabou expulso do encontro. Curiosamente, Bruno Paixão até acertou em duas destas decisões, falhando apenas no lance do amarelo a Derlei que seria um óbvio vermelho directo.
Como não somos ingénuos e temos mais de um neurónio sabemos perfeitamente para que serve este tipo de conversa. Este choradinho tem como único objectivo condicionar todas as arbitragens dos jogos em que o Sporting e o Benfica participem. Trata-se apenas de uma continuação da campanha absurda contra Lucílio “o Leão” Batista, o pior árbitro português, que serviu para demonstrar a todos os árbitros o que os espera se ousarem um engano contra o grémio lagarto… ou a favor do Benfica. Quem, no seu perfeito juízo, anseia por uma semana seguida de enxovalho público, com mil-e-uma ofensas à sua mãezinha e resto da família?
Sendo assim, retiro o que defendi na última 6ª Feira e afirmo agora: Paulo Bento, no Benfica, jamais! Representa o oposto exacto daquilo que devemos considerar.
15/04/2009
Vieira vs Quique
Depois de ler as declarações de Luís Filipe Vieira sobre o actual treinador do Benfica fiquei com a certeza de que o espanhol apenas se mantém no cargo porque Rui Costa assim o entende. A frase lapidar "Quique Flores é o treinador do Benfica e ainda tem mais um ano de contrato" traduz bem o sentimento que vai na alma do Presidente. Ficamos agora a saber que "Quique" Flores apenas mantém, e manterá, o lugar porque tem mais um ano de contrato. Não por estar a fazer um bom trabalho; não por manter uma excelente relação com o plantel; não por se vislumbrarem melhorias significativas no futebol do Benfica; não por ser competente no que faz; "Quique" Flores fica... porque o seu contrato ainda não terminou, tal como Fernando Santos, Koeman, Trapattoni, Camacho e Veiga também "ficaram" porque tinham contrato. Adiante.
Analisemos então o que levou a esta convocação, com grande pompa, dos jornalistas para uma conferência de imprensa presidencial. LFV e seus pares sentiram-se "ofendidos e indignados" com notícias lançadas nos jornais Record e Correio da Manhã (quem mais?) sobre divergências entre o Presidente e o seu Director Desportivo. Curiosamente, Vieira não se indignou com as duas derrotas seguidas em casa e a exibição paupérrima na Amadora. Não. O que lhe fez chegar a mostarda ao nariz foi a publicação de notícias relativas a uma eventual quebra de solidariedade institucional entre ele e o seu grande, e único, trunfo para as eleições. Isto sim, preocupou o Presidente do Sport Lisboa e Benfica. Vieira sabe que, sem Rui Costa ao seu lado, dificilmente conseguirá ser reeleito para mais um mandato no SLB. Entretanto, todo este arraial ocorreu enquanto os jogadores e equipa técnica gozavam mais umas mini-férias, prémio pela bela exibição do passado fim-de-semana. Admito que continuo sem perceber qual o motivo que leva esta direcção a dar mais importância ao acessório que ao essencial. Deve ser este o tal "rumo de estabilidade".
13/04/2009
Da Amadora à Luz... Ventos do Novo Ciclo?
Os “jornaleiros” não. Voltaram as capas “assassinas” para o Quique Flores.
Passou uma semana. O Benfica jogava (ao sol…) com a Académica de Coimbra. Um Estádio da Luz desnudado com menos de 30 mil espectadores esperava uma “vingança”. Não da derrota por 3-0 na época anterior. Não pelas declarações de jogadores da Académica que o Quique Flores afirmou estarem “coladas” no balneário para espicaçar os jogadores (curiosamente foram os próprios jogadores, e não ele, a colar….). O que a Luz esperava (eu pelo menos…) era a vingança pela…Amadora. Pela péssima exibição. E o Benfica entrou a carregar. Encostou uma Académica às cordas que numa das raríssimas oportunidades de golo… marcou.
Bola que entra, bola que não entra. Penalty que existe e não é marcado como penalty que não existe fora marcado (na semana anterior) e assim, num jogo apenas, o Benfica demonstrou o que é (foi) a sua época: irregular, infeliz, azarenta e… triste.
A Luz despediu Quique Flores com lenços brancos. Infelizmente é mais um. Mais um que passou no Banco sem sucesso. Curiosamente vejo o Camacho em 11º da Liga Espanhola com o … Osasuna e o Fernando Santos com um 2º lugar no campeonato Grego com… o PAOK. O Benfica vai permanecer (se tiver alguma sorte) no 3º lugar do campeonato português. E mais um ano abaixo das expectativas.
Posto isto, e com 6 jornadas para disputar e dando o benefício da dúvida ao plantel para que obtenha outras tantas vitórias (desejo aqui do “estamine” e de quase todos os Benfiquistas) queria partilhar convosco algumas considerações:
- Quique Flores não vai continuar. Surgem nos “bastidores” informações que Scolari já tem acordo com o Benfica. Pergunto então se esse acordo foi feito com o Rui Costa? Com o presidente LFV? O Rui Costa sabia? Concorda?
- Erros de gestão de plantel: Leo (como se explica a “dispensa” do Leo com a época a dar os primeiros passos?), Mantorras (como se explica a inversão de marcha do treinador no momento da dispensa? Ingerência presidencial?), Balboa (uma aposta pessoal de Quique que lhe saiu furada. Semelhante à de Quaresma no Inter de Mourinho…), Suazo (quando a esmola é grande o pobre deve desconfiar. Suazo era um jogador de 15 golos por época na Serie A italiana. Com que problemas físicos veio para o Benfica? Ou problemas pessoais?)
- Será possível manter o Pako Ayestaran com a partida de Quique?
- Adeptos. Levantámos a questão após Alvalade. Qual o real papel de um Adepto no apoio à sua equipa? Subscrever tudo o que um plantel ou dirigente fazem e pedem? Ou perceber que o Símbolo Benfica e a Camisola Benfica são superiores a tudo e a todos? E que a crítica faz parte do Amor a um Clube?
- Eleições. Serão apenas em Outubro. Após a candidatura do Bruno Carvalho surgem rumores de Bagão Félix. Há quem diga que o José Veiga também pondera “aparecer”. A última cartada está nas mãos do LFV. É ele quem vai decidir quem ganha as próximas eleições. O mal aqui é que ele sabe isso como ninguém. E o Rui Costa é um mero peão… Até ver…
Amanhã é outro dia.
E assim, com toda a naturalidade do mundo, o Sport Lisboa e Benfica, o Glorioso, fica mais uma vez afastado dos dois primeiros lugares do campeonato. Contudo, muito pior que não ficar em 2º - o primeiro dos últimos - é ter acontecido aquilo que infelizmente já previa: o Benfica vai ficar, pelo segundo ano consecutivo, afastado da Champions League. Contrariamente ao que Domingos Soares de Oliveira fez crer num debate realizado há umas semanas, o sucesso financeiro do Benfica está directamente associado à sua presença na CL, daí a minha preocupação com esta situação. Como neste clube um mal nunca vem só, isto sucede no ano em que o Benfica realizou o maior investimento de sempre na sua equipa de futebol. Comprámos caro e mal. Muito mal. Adiante.Futuro Próximo.
Creio que o Benfica, um pouco à semelhança do que o Porto fez este ano, terá inevitavelmente de vender um dos seus melhores jogadores para equilibrar as contas. Isto releva-se especialmente danoso quando poucos elementos deste plantel têm qualidade acima da média. Destes, Luisão, Katsouranis, Di Maria e Yebda são claramente os maiores candidatos à saída por terem mais mercado/bons empresários.
Candidatos à dispensa há muitos, com Balboa à cabeça, mas creio que seria contraproducente entrar num "novo ciclo" de 15 dispensas e outras tantas entradas. O que Luís Filipe Vieira e Cª ainda não perceberam, porque não entendem este desporto, é que as equipas de futebol se constroem com estabilidade e rigor, avaliando intensamente o perfil de cada jogador que integra o plantel. É neste ponto que o Benfica tem falhado consecutivamente; contratam-se jogadores cujo único critério parece ser ocuparem determinada posição no terreno e chegamos ao cúmulo de contratar sem sequer conhecer as verdadeiras características do atleta. Karyaka é o exemplo perfeito do que estou a descrever: o Benfica contratou um (excelente) médio centro para jogar a... extremo direito. Para além da análise ao vivo, bastava ter pesquisado um pouco para conhecer melhor as qualidades deste excelente jogador russo. Foi apenas mais um grande jogador que este clube deixou fugir.
Amanhã é outro dia.
07/04/2009
Benfica. 1904-(?)
Os factos.
Desde 1990 até à presente época o Benfica venceu 3 Campeonatos Nacionais, 3 Taças de Portugal, 1 Supertaça Cândido de Oliveira e 1 Taça da Liga. Isto quer dizer que em 19 anos o Benfica venceu 8 títulos nacionais, o que dá uma média de 0.42 por ano.
Confesso que a frieza dos números me choca e imagino que nenhum benfiquista deve ficar indiferente a tal descalabro, mas de uma coisa não podemos fugir: com ou sem “Apito Dourado”, o Benfica tem sido inequivocamente mal dirigido.
Os jogadores.
Olhando para os jogadores que compõem o plantel deste ano, desde logo verificamos vários erros de casting. Não vou discutir o talento individual de cada atleta, mas sim a sua atitude perante o jogo. Aimar, Reyes, Cardozo, Suazo, Yebda e Balboa não servem para o Benfica e representam o oposto exacto do modelo de jogador que o clube deve considerar quando se lança no mercado. O Benfica precisa de jovens determinados, identificados com o clube e com uma sede enorme de vitórias. Jovens como Sidnei, Miguel Vítor, Maxi Pereira e…Cristian Rodriguez. Nenhum dos jogadores que citei acima encaixa neste perfil.
O treinador.
Por muito desenvolto que “Quique” Flores seja na arte do paleio, não conseguiu mobilizar e organizar minimamente a equipa ao seu dispor. Perante um plantel amorfo como este seria necessário um homem com punho de ferro para controlar o balneário. Isto não acontece… bem pelo contrário!
“Quique” Flores é ainda cobarde e teimoso. Cobarde por não tratar todos os jogadores da mesma forma e teimoso por insistir na mesma táctica suicida desde o inicio do campeonato. Para completar o ramalhete, não conhece minimamente a história e ambição do clube que representa. Está, claramente, a cavar a sua própria sepultura.
Os adeptos.
Os grandes culpados do estado a que chegou o seu clube. Elegemos homens como Damásio, Vale e Azevedo e demos 97% dos votos a Luís Filipe Vieira. Pactuamos com toda esta mediocridade sem reagir e ainda aplaudimos, como que a pedir por mais.
Os benfiquistas têm uma tendência peculiar para escolher sempre a pessoa errada para presidente do seu clube. Basta que nos acenem com chavões populistas e promessas vãs de glória infinita que a vitória é certa. Homens sérios como Luís Tadeu ou Bagão Felix nunca terão hipóteses perante tal tribunal.
O clube.
O Benfica é hoje um clube claramente dividido entre Vieiristas e opositores. Sinceramente, ainda não consegui perceber de que lado está a maioria - apesar de ter uma boa ideia perante a história recente das assembleias do clube. A “velha guarda” benfiquista parece estar sempre ao lado do seu Presidente, seja ele quem for.
As modalidades “amadoras” do clube vão salvando a honra do convento e têm dado algumas alegrias nos últimos anos. Curiosamente, nota-se perfeitamente que existe um certo distanciamento entre os adeptos e as várias equipas que nos representam - excepção para o futsal. Não deixa de ser irónico que aqueles que mais merecem o nosso apoio… são os que menos o recebem.
Em Outubro teremos eleições. Estas representam, na minha opinião, o momento mais importante da história recente do Benfica. Teremos então a oportunidade de demonstrar que queremos uma mudança de rumo; que chega de promessas vazias de vitórias; que queremos o Glorioso, Sport Lisboa e Benfica, de volta; que queremos mais trabalho e menos palavras. No fundo, que o Benfica é muito maior do que qualquer pessoa ou cargo.
06/04/2009
Non hilum.
04/04/2009
03/04/2009
O campeonato da vergonha
30/03/2009
Obrigado, Queiroz.
27/03/2009
Alfredo Farinha
Faleceu hoje, aos 83 anos, um dos melhores jornalistas portugueses de sempre. Apesar do seu assumido benfiquismo, Alfredo Farinha sempre pautou o seu trabalho pela seriedade e rectidão. Criticou, quando tinha de o fazer, e elogiou quando tal se impunha. A uma classe hoje caracterizada pela falta de inteligência, escrupulos e isenção, um homem como Alfredo Farinha vai fazer muita falta.
26/03/2009
O choradinho da Taça da Liga

Há que dizê-lo sem rodeios: o Sporting não tem uma estrutura comparável aos outros dois "grandes". Não tem apoio dos seus adeptos (o estádio só enche contra o Benfica), dinheiro ou vontade de mudar o rumo dos acontecimentos. Parecem resignados a esta nova condição e limitam-se a aceitar todas as migalhas que o padrinho do Norte vai largando. O importante, dizem eles, é garantir o segundo lugar! Com esta mentalidade não admira que vários atletas do clube estejam mortinhos por sair...
Todos estes factores ajudam a explicar as reacções dos dirigentes, jogadores e adeptos leoninos. Caiu-se num exagero de proporções de tal modo absurdas que vimos FSF a visitar quase todos os programas de debate desportivo, alguns com horário coincidente, onde foi repetir o mesmo discurso inflamado e hipócrita. Expôs-se ao ridiculo e desceu ao nível de comentadores como o Guilherme Aguiar, Dias Ferreira e Silvio Cervan.
O que eu não vi ninguém dizer/escrever, e não fiquei admirado por isso, é que o Sporting não perdeu o jogo no lance do penalti mal assinalado. O Sporting perdeu a Taça da Liga nas grandes-penalidades, onde falhou 3 tentativas em 5. Os jogadores do Benfica tiveram mais calma e classe, acabando por vencer justamente.
Toda a polémica posterior ao jogo não se deveu ao lance do penalti. Não! A indignação (eu chamo-lhe hipocrisia) verde-e-branca deve-se à vitória do Benfica. É isso que lhes custa a engolir. De qualquer modo, e fazendo as contas aos "enganos" clássicos de Lucílio Batista, tenho a certeza que o Sporting não tem razões de queixa deste grande leão...bem pelo contrário!
Quanto ao jogo, valeu pela entrega dos jogadores e pela caneca da Carlsberg, visto que a nossa equipa voltou a não demonstrar grande arte na construção de jogo. Melhores dias virão, digo eu...
09/06/2008
Rescaldo do fim-de-semana benfiquista
O Benfica jogava em várias frentes este fim-de-semana e quase todos os jogos eram decisivos. Na maior parte dos casos os nossos rapazes não desiludiram.
Em hóquei, ultrapassámos todas as adversidades, ler "arbitragem tendenciosa e falta de apoio", e arrancámos uma excelente vitória contra o fc porto. A final encontra-se empatada a 1.
Em futsal, ultrapassámos finalmente a barreira psicológica dos jogos com o Sporting e vencemos, claramente e com grande classe, por 4-6. Estamos a uma vitória da presença na final!
Por outro lado, nas camadas jovens, os nossos Júniores sofreram uma derrota compremetedora contra o Sporting no Seixal, 0-1, empatámos a 0 no Olival com o fc porto, e vencemos os mesmos no escalão de Juvenis por 2-1, sagrando-se esta equipa campeã nacional! Muitos parabéns aos nossos jogadores e à equipa técnica!


PS: Fotografias de André Sabino, do site "Ser Benfiquista".
22/11/2006
15/10/2006
U. Leiria x Benfica (0-4)
Grande vitória do Benfica. A equipa teve uma entrega fantástica ao jogo desde o primeiro ao último minuto.
Este jogo devia vir nos manuais do futebol para demonstrar como o jogo se torna tão simples se os jogadores estiverem em movimento constante e não se limitam a esperar pela bola...assim vale a pena ir ao futebol! (na perspectiva do benfiquista, obviamente)
Aqui fica um resumo da partida: (Obrigado pelo vídeo Xander)
09/10/2006
03/10/2006
Benfica - Aves (4-1)
Não estive presente no estádio nem acompanhei o jogo pela televisão. Assim, aqui fica apenas um resumo do jogo elaborado pelo Xander da comunidade d'A Voz da Águia.
02/10/2006
18/09/2006
Benfica - Nacional (1-0)

36.590 benfiquistas assistiram a uma boa vitória do Benfica.
Vamos ao que interessa: Comparativamente aos últimos jogos do Benfica, neste, a equipa esteve muito melhor. É certo que os jogadores demoraram algum tempo a soltar-se, mas quando o fizeram, assistiu-se a bom futebol na Luz, nomeadamente na segunda parte. Karagounis e Nuno Assis estiveram bem na condução do jogo, priveligiando a condução do jogo pelos flancos, o que, na minha opinião, contribuiu para a exibição segura da equipa.
Na segunda parte do jogo, vimos um festival de golos falhados. Simão, Alcides (por 2 vezes), e Miccoli, falharam algumas ocasiões claras de golo, que teriam elevado o marcador para números mais condizentes com a diferença entre as exibições das duas equipas.
O Nacional apenas criou perigo num período de 15 minutos da primeira parte. Durante o mesmo, Quim foi obrigado a algumas boas intervenções e viu inclusivamente uma bola embater num dos postes da sua baliza. Depois...nada. Alguns cantos e livres que não chegaram a assustar.
POSITIVO:
- Nuno Assis: Para mim, o melhor em campo. Distribuiu jogo, defendeu, pressionou, e por isto, foi premiado com uma grande ovação do público.
- Karagounis: Joga melhor a médio centro do que a número 10, e este jogo foi a prova disso mesmo. Exibição segura e convincente.
- Luisão: Para além de ter marcado o único golo do jogo, esteve impecável na defesa. É claramente o patrão da equipa e por isso devia, na minha opinião, ser ele o capitão.
- Pedro Henriques: É um oasis no lodo que é a arbitragem portuguesa. Um ou dois erros de julgamento não mancham mais uma boa exibição. Todos fossem como ele...
NEGATIVO:
- Fonseca: Não por ter jogado mal, mas sim por não terem jogado para ele. Tem bom jogo e cabeça e isso devia ser aproveitado. De resto, as semelhanças (fisicas e técnicas) com o Nuno Gomes até assustam...
- Golos falhados: Num jogo contra uma equipa mais forte (digamos...o Man Utd), tanto golo falhado paga-se caro. Podiamos, e deviamos, ter acabado com o jogo bem mais cedo. Evitávamos assim o tradicional "chuveirinho" no final do jogo. Desta vez correu bem.









