Benfica x Marítimo, 3-2. 30 mil na Luz viram o Benfica realizar uma excelente primeira parte, com boas jogadas de envolvimento colectivo e pressão sobre o portador da bola, chegando rapidamente ao 3-0. Contudo, e como tem sido habitual, terminámos o jogo a sofrer - mais por nervosismo próprio que pela acção do adversário. Apesar da notória falta de confiança de alguns jogadores, consigo finalmente observar uma evolução positiva na atitude colectiva da equipa, tanto na entrega ao jogo como na dinâmica ofensiva. O árbitro, Rui Costa, mostrou uma apetência especial para enervar adeptos e jogadores, mas penso que decidiu bem no lance mais difícil do encontro. No meu entender, Maxi Pereira cometeu mesmo falta (ligeira) sobre o jogador do Marítimo. Se o lance ocorresse na área adversária creio que seriamos unânimes na sua análise…
No entanto, os últimos 3 jogos deixam-me a pensar no que teria acontecido se estes jogadores, e o seu treinador, não tivessem acordado tão tarde. Perder o campeonato, e possivelmente a entrada na CL, com duas derrotas consecutivas em casa é perfeitamente absurdo e imperdoável. Urge analisar muito bem tudo o que se passou este ano porque há atitudes e comportamentos que se têm vindo a repetir, ano após ano, que têm prejudicado gravemente o clube. Consigo aceitar o azar, um dia mau ou que o adversário seja pura e simplesmente melhor; não aceito falta de atitude, displicência ou arrogância.
No final da época devemos fazer uma análise sincera de tudo o que aconteceu este ano. Desde o Benfica que venceu o Nápoles ao Benfica que perdeu com o Olympiacos. Doa a quem doer.
27/04/2009
Estranha atracção pelo abismo.
24/04/2009
22/04/2009
Patric, o novo Maicon.
19/04/2009
Paulo Bento.
Durante uma conversa entre amigos defendi, há uns dias, que Paulo Bento
seria um dos treinador que eu não me importaria de ver no Benfica. Apesar do cabelo, da maneira de falar e da teimosia, conseguia ver em Paulo Bento alguns traços daquilo que que considero ser o perfil adequado para representar o SLB: é jovem, aguerrido e intransigente na liderança do balneário. No entanto, jogos como o de ontem fazem-me reconsiderar seriamente esta posição.
Não seria muito coerente da minha parte criticar LFV por justificar as derrotas com as arbitragens e depois defender o treinador que mais o faz. Paulo Bento não critica, arrasa. Com razão ou não, está constantemente a colocar os árbitros sobre pressão, colocando tudo e todos em causa, esquecendo-se das suas próprias responsabilidades como responsável máximo pela equipa de futebol que dirige.
Ontem achou que Bruno Paixão roubou descaradamente o Sporting, novamente. Contudo, quer-me parecer que aquele discurso iria sair da boca do treinador lagarto mesmo que o homem-do-apito fizesse uma boa exibição, o que até veio a acontecer. Indignou-se tanto com os amarelos vistos por Moutinho e Derlei, e com o golo anulado a Carriço, que acabou expulso do encontro. Curiosamente, Bruno Paixão até acertou em duas destas decisões, falhando apenas no lance do amarelo a Derlei que seria um óbvio vermelho directo.
Como não somos ingénuos e temos mais de um neurónio sabemos perfeitamente para que serve este tipo de conversa. Este choradinho tem como único objectivo condicionar todas as arbitragens dos jogos em que o Sporting e o Benfica participem. Trata-se apenas de uma continuação da campanha absurda contra Lucílio “o Leão” Batista, o pior árbitro português, que serviu para demonstrar a todos os árbitros o que os espera se ousarem um engano contra o grémio lagarto… ou a favor do Benfica. Quem, no seu perfeito juízo, anseia por uma semana seguida de enxovalho público, com mil-e-uma ofensas à sua mãezinha e resto da família?
Sendo assim, retiro o que defendi na última 6ª Feira e afirmo agora: Paulo Bento, no Benfica, jamais! Representa o oposto exacto daquilo que devemos considerar.
15/04/2009
Vieira vs Quique
Depois de ler as declarações de Luís Filipe Vieira sobre o actual treinador do Benfica fiquei com a certeza de que o espanhol apenas se mantém no cargo porque Rui Costa assim o entende. A frase lapidar "Quique Flores é o treinador do Benfica e ainda tem mais um ano de contrato" traduz bem o sentimento que vai na alma do Presidente. Ficamos agora a saber que "Quique" Flores apenas mantém, e manterá, o lugar porque tem mais um ano de contrato. Não por estar a fazer um bom trabalho; não por manter uma excelente relação com o plantel; não por se vislumbrarem melhorias significativas no futebol do Benfica; não por ser competente no que faz; "Quique" Flores fica... porque o seu contrato ainda não terminou, tal como Fernando Santos, Koeman, Trapattoni, Camacho e Veiga também "ficaram" porque tinham contrato. Adiante.
Analisemos então o que levou a esta convocação, com grande pompa, dos jornalistas para uma conferência de imprensa presidencial. LFV e seus pares sentiram-se "ofendidos e indignados" com notícias lançadas nos jornais Record e Correio da Manhã (quem mais?) sobre divergências entre o Presidente e o seu Director Desportivo. Curiosamente, Vieira não se indignou com as duas derrotas seguidas em casa e a exibição paupérrima na Amadora. Não. O que lhe fez chegar a mostarda ao nariz foi a publicação de notícias relativas a uma eventual quebra de solidariedade institucional entre ele e o seu grande, e único, trunfo para as eleições. Isto sim, preocupou o Presidente do Sport Lisboa e Benfica. Vieira sabe que, sem Rui Costa ao seu lado, dificilmente conseguirá ser reeleito para mais um mandato no SLB. Entretanto, todo este arraial ocorreu enquanto os jogadores e equipa técnica gozavam mais umas mini-férias, prémio pela bela exibição do passado fim-de-semana. Admito que continuo sem perceber qual o motivo que leva esta direcção a dar mais importância ao acessório que ao essencial. Deve ser este o tal "rumo de estabilidade".
13/04/2009
Da Amadora à Luz... Ventos do Novo Ciclo?
Os “jornaleiros” não. Voltaram as capas “assassinas” para o Quique Flores.
Passou uma semana. O Benfica jogava (ao sol…) com a Académica de Coimbra. Um Estádio da Luz desnudado com menos de 30 mil espectadores esperava uma “vingança”. Não da derrota por 3-0 na época anterior. Não pelas declarações de jogadores da Académica que o Quique Flores afirmou estarem “coladas” no balneário para espicaçar os jogadores (curiosamente foram os próprios jogadores, e não ele, a colar….). O que a Luz esperava (eu pelo menos…) era a vingança pela…Amadora. Pela péssima exibição. E o Benfica entrou a carregar. Encostou uma Académica às cordas que numa das raríssimas oportunidades de golo… marcou.
Bola que entra, bola que não entra. Penalty que existe e não é marcado como penalty que não existe fora marcado (na semana anterior) e assim, num jogo apenas, o Benfica demonstrou o que é (foi) a sua época: irregular, infeliz, azarenta e… triste.
A Luz despediu Quique Flores com lenços brancos. Infelizmente é mais um. Mais um que passou no Banco sem sucesso. Curiosamente vejo o Camacho em 11º da Liga Espanhola com o … Osasuna e o Fernando Santos com um 2º lugar no campeonato Grego com… o PAOK. O Benfica vai permanecer (se tiver alguma sorte) no 3º lugar do campeonato português. E mais um ano abaixo das expectativas.
Posto isto, e com 6 jornadas para disputar e dando o benefício da dúvida ao plantel para que obtenha outras tantas vitórias (desejo aqui do “estamine” e de quase todos os Benfiquistas) queria partilhar convosco algumas considerações:
- Quique Flores não vai continuar. Surgem nos “bastidores” informações que Scolari já tem acordo com o Benfica. Pergunto então se esse acordo foi feito com o Rui Costa? Com o presidente LFV? O Rui Costa sabia? Concorda?
- Erros de gestão de plantel: Leo (como se explica a “dispensa” do Leo com a época a dar os primeiros passos?), Mantorras (como se explica a inversão de marcha do treinador no momento da dispensa? Ingerência presidencial?), Balboa (uma aposta pessoal de Quique que lhe saiu furada. Semelhante à de Quaresma no Inter de Mourinho…), Suazo (quando a esmola é grande o pobre deve desconfiar. Suazo era um jogador de 15 golos por época na Serie A italiana. Com que problemas físicos veio para o Benfica? Ou problemas pessoais?)
- Será possível manter o Pako Ayestaran com a partida de Quique?
- Adeptos. Levantámos a questão após Alvalade. Qual o real papel de um Adepto no apoio à sua equipa? Subscrever tudo o que um plantel ou dirigente fazem e pedem? Ou perceber que o Símbolo Benfica e a Camisola Benfica são superiores a tudo e a todos? E que a crítica faz parte do Amor a um Clube?
- Eleições. Serão apenas em Outubro. Após a candidatura do Bruno Carvalho surgem rumores de Bagão Félix. Há quem diga que o José Veiga também pondera “aparecer”. A última cartada está nas mãos do LFV. É ele quem vai decidir quem ganha as próximas eleições. O mal aqui é que ele sabe isso como ninguém. E o Rui Costa é um mero peão… Até ver…




