19/04/2009

Paulo Bento.

Durante uma conversa entre amigos defendi, há uns dias, que Paulo Bento paulo_bento_20051020-790548seria um dos treinador que eu não me importaria de ver no Benfica. Apesar do cabelo, da maneira de falar e da teimosia, conseguia ver em Paulo Bento alguns traços daquilo que que considero ser o perfil adequado para representar o SLB: é jovem, aguerrido e intransigente na liderança do balneário. No entanto, jogos como o de ontem fazem-me reconsiderar seriamente esta posição.


Não seria muito coerente da minha parte criticar LFV por justificar as derrotas com as arbitragens e depois defender o treinador que mais o faz. Paulo Bento não critica, arrasa. Com razão ou não, está constantemente a colocar os árbitros sobre pressão, colocando tudo e todos em causa, esquecendo-se das suas próprias responsabilidades como responsável máximo pela equipa de futebol que dirige.

brunopaixao


Ontem achou que Bruno Paixão roubou descaradamente o Sporting, novamente. Contudo, quer-me parecer que aquele discurso iria sair da boca do treinador lagarto mesmo que o homem-do-apito fizesse uma boa exibição, o que até veio a acontecer. Indignou-se tanto com os amarelos vistos por Moutinho e Derlei, e com o golo anulado a Carriço, que acabou expulso do encontro. Curiosamente, Bruno Paixão até acertou em duas destas decisões, falhando apenas no lance do amarelo a Derlei que seria um óbvio vermelho directo.


Como não somos ingénuos e temos mais de um neurónio sabemos perfeitamente para que serve este tipo de conversa. Este choradinho tem como único objectivo condicionar todas as arbitragens dos jogos em que o Sporting e o Benfica participem. Trata-se apenas de uma continuação da campanha absurda contra Lucílio “o Leão” Batista, o pior árbitro português, que serviu para demonstrar a todos os árbitros o que os espera se ousarem um engano contra o grémio lagarto… ou a favor do Benfica. Quem, no seu perfeito juízo, anseia por uma semana seguida de enxovalho público, com mil-e-uma ofensas à sua mãezinha e resto da família?


Sendo assim, retiro o que defendi na última 6ª Feira e afirmo agora: Paulo Bento, no Benfica, jamais! Representa o oposto exacto daquilo que devemos considerar.

11 Comentários:

Andre Dias disse...

Sem querer ofender, voce acredita mesmo no que escreveu? Eu sou portista mas moro em lisboa, e como calcula tenho diiversos amigos tanto do benfica como sporting. Nao me tome por arrogante pois a educaçao e a sensatez é o modo de definir a excelencia de uma pessoa, mas tenho de dizer que esses dois clubes em nada me preocupam, acho que o campeonato está no papo.

No entanto, se formos serios voce tem de admitir que o vosso saldo de arbitragens é positivo, ate ja ganharam um trofeu atraves delas (num jogo de 90 minutos houve apenas um golo valido que foi do scp e o jogo nao acabou, por uma razao extra futebol o jogo foi a penalties e o slb venceu, enfim..).

Para quem ve isto de fora como eu acho que ontem, sublinho, ontem o paulo bento teve razao para reclamar. E nao digam que é para condicionar pois ele sempre reclamou e ja varias vezes teve razoes de queixa depois disso como ontem.

Admiro-o muito como treinador e concordo consigo, tambem o trocava pelo jesualdo ferreira.

Fireal disse...

Boas André,

Eu nem sequer referi o seu clube, por isso não percebo porque teve a necessidade de o incluir na discussão.

De qualquer modo, é óbvio que acredito no que escrevi e deixe-me dizer-lhe que anda bastante desatento. Provavelmente não vê os jogos dos rivais, como eu, e acredita em tudo o que lê nos jornais. Ora, com o Paulo Bento a chorar todas as semanas é normal que se fique com a ideia que existe uma cabala para tramar o Sporting. Não existe. Existe sim uma grande cara-de-pau e falta de vergonha.

O Benfica, principalmente no início do campeonato (como costume) foi prejudicado variadíssimas vezes. Vou-lhe dar alguns exemplos tão ou mais graves do que o da Taça da Liga:

No jogo contra o Leixões, em Matosinhos, o Sr. Olegário Benquerença ignorou (viu e mandou jogar) um voley com a mão, efectuado dentro da área a 2 ou 3 metros de si, e anulou um golo semelhante ao do Nuno Gomes contra a Académica. Resultado, 1-1.

Contra o Setúbal, em casa, o árbitro conseguiu perdoar a expulsão a um jogador adversário e ainda anular um golo limpo ao Suazo, tudo na mesma jogada. Resultado, 2-2.

Contra o Nacional, golo anulado no último minuto por suposta mão do Miguel Vítor quando se encontrava em rotação no chão depois de ter sido pontapeado no meio da confusão. Resultado, 0-0.

Contra o Porto, o seu clube, o fabuloso penalti que todos nós vimos ser marcado pelo grande benfiquista (sarcasmo) Pedro Proença. Resultado, 1-1.

Conta a Académica, jogo da semana passada, mais um golo limpo anulado. Resultado, 0-1.

Só aqui estão 9 pontos. O Benfica foi benefíciado, com influência no resultado, nos jogos contra o Braga e Estrela da Amadora. Seriam menos 4 pontos. Quer que continue ou já percebeu onde quero chegar?

De qualquer modo, o que eu queria demonstrar com o meu post, e infelizmente você não percebeu, é que toda gente tem razões de queixa dos árbitros. No entanto, uns aceitam-no como um facto incontornável do jogo ("Quique" Flores) e outros tentam capitalizar ao máximo todos os erros que se façam para posterior cobrança... com juros (Paulo Bento).

Esta campanha liderada pelo treinador do Sporting é nojenta e eu não a aceito. Dizer que o Sporting foi prejudicado em Guimarães é pura estupidez.

E sim, tem razão, o Paulo Bento tem o perfil exacto para ser treinador do Porto. Seria o casamento perfeito...

andre dias disse...

Meu amigo, peço desculpa. Pensava que estava a falar com uma pessoa imparcial mas voce referiu a esses jogos todos e so viu o que lhe interessava... Nao vale a pena esta discussao. Voce nao é imparcial, eu estava a tentar ser.

Voce diz que nao referiu o meu clube e nao percebe porque entrei na discussao, ora eu explico: é porque eu nao sou nenhuma crianca que ve um blog a falar do porto e intervem logo a defender. Só referi que sou portista pra chegar a ideia de imparcialidade que referi em cima. Mas voce com certeza que vai dizer algo de aliança porto sporting para fugir à questao.. Nao referi o porto na discussao por nada de especial, voce é que levou a mal porque quis..

Voce usa a tecnica da piadinha como fez nas suas duas ultimas frases. Isso nao é discutir. È fugir a questoes como piadinhas.

Deixe-me dizerlhe que vejo 90% dos jogos dos 3 grandes, por isso acompanhei muito deste campeonato, e nao preciso de jornais nem comentadores pra ver futebol. Tenho duas coisas na cara que sao olhos e fazem esse serviço sozinhos.

Voce refere montes de jogos em que foi prejudicado... Enfim só ve o que lhe apetece. Arranjou jogos onde faltam 9 pontos ao benfica eu arranjo-lhe jogos onde ofereceram outros 9 ao benfica. Garanto-lhe que o saldo é positivo.

E dizer que sao mais flagrantes que a taça da liga??? Meu caro: tratava-se de uma final! Voce nao ve a gravidade disso? Era o jogo onde era decidido quem ficava com o trofeu!

Mas voce é um benfiquista cego. O seu objectivo é mostrarme que o seu clube nao esta tao mal quanto parece para eu nao me armar em superior. Em vez de aceitar que o seu clube esta mal e o problema nao foram as arbitragens quer ter esse discurso. Pois tenha-o e bom proveito. Ja o fazem ha muitos e anos e é o que se tem visto. Continuem.

Fireal disse...

André,

você já leu as minhas últimas intervenções neste blog? Acho que ficaria com uma ideia bastante diferente do que está a afirmar. Experimente. A critica que me faz é completamente injusta; vai percebe-lo depois de ler o que escrevi anteriormente.

Só vejo o que me apetece? Podia afirmar o mesmo de si, mas prefiro perguntar-lhe em que jogos, para além dos que referi anteriormente, o Benfica foi beneficiado pelas arbitragens. Desafio-o a tal.

Não sou imparcial? Mas era suposto ser?!? De qualquer modo, desde quando o facto de se ser portista é sinónimo de imparcialidade na análise a jogos do Benfica? Você é um brincalhão... :)

Como sei que não vai referir mais jogo nenhum (porque não consegue), desde já aviso que esta discussão está a levar um caminho completamente oposto ao sentido do meu post. Esta conversa sobre arbitragens enjoa-me e já estou arrependido de ter entrado nela. Não é, de todo, aquilo que eu valorizo no futebol. Uma semana a falar de um lance em que um árbitro se enganou? Só mesmo para quem preza pouco os seus neurónios...

Não obstante, mais uma vez lhe digo que não percebeu, ou não quis perceber, patavina do que escrevi. O que eu critico e condeno, seja o Paulo Bento ou o Presidente do Benfica, é a desculpabilização dos fracassos próprios com as arbitragens. Felizmente o "meu" treinador não entra por esses caminhos; já o Paulo Bento...

andre dias disse...

Se voce proprio diz que nao é suposto ser-se imparcial nao vale a pena falar.

Só mesmo alguem imparcial diz que houve golo anulado contra academica. Quando voces chutaram aquela bola à baliza ja o arbitro tinha apitado, logo nao é golo, logo nao ha golo anulado nenhum. O arbitro apitou, voces chutaram pq quiseram.

Mas voce nao quer ver isso... Se voce proprio admite que só ve benfica à frente nao vale a pena tentar ter uma conversa séria. E sim, tenho carinho pelo porto mas sou imparcial , pois gosto mais de futebol do que do fcp.

Foi uma perda de tempo tentar trocar ideias consigo...

Tenha bom proveito com o seu 3º lugar.

andre disse...

Penso que houve um problema ao enviar o meu commentraio por isso envio outro. Disse fundamentalmente que se é pra se ser imparcial como voce se assume, prefiro nao perder o meu tempo.

De que adianta falar de alhos se voce vem falar de bugalhos? Eu posso chama-lo a atencao de um certo ponto onde eu tenho razao, mmas voce nunca me vai dar pois nao é imparcial. Entao andamos aqui para que??

Voce é um benfiquista cego. O seu objectivo nao é ver o seu clube bem, mas sim dasfarcar ao maximo o mal que por ai vai. Voces assim so cimentam o 3º lugar que parece que é o vosso lugar nesta liga, sao o 3º clube portugues e nao querem admitir.

Mas em vez de serem humildes e reclamarem com a direccao, preferem fingir que esta tudo bem. Para que? Para nao serem gozados. Defenda cegamente o seu clube como tem feito, e daqui a uns anos está a lutar pra ir a uefa.

Enfim, é como os meus amigos da cidade do porto dizem. O sporting ainda da luta, mas voces é so mm pra gozar...

Fireal disse...

André,

mais uma vez lhe peço para ler o que escrevi anteriormente. Está tudo na página principal deste blog. É só ler antes de comentar.

De qualquer modo, e como já sei que não vai ler ponta de um chavo, digo-lhe já que eu sou o primeiro a identificar o problema do Benfica como interno, mas isso, não me leve a mal, é conversa que não lhe diz respeito.

Quanto ao resto, realmente tem razão: o Aimar é que devia ter levado amarelo por ter cabeceado a bola um décimo de de segundo após o apito do árbitro.

E eu é que sou parcial... poupe-me.

PS: Continuo à espera da tal lista dos jogos em que o Benfica foi "levado ao colo".

andre dias disse...

Respondendo aos seus paragrafos:

1 - o que voce escreveu antes neste blog nao desculpa a atitude que teve depois ao responderme. essa atitude é a que voce tem todos os dias, de defender cegamente o seu clube no matter what. nao da pra ter uma conversa séria assim.

2 - por acaso ate li, mas nao li nada de novo, e nao percebo porque é que voce diz que é um assunto que nao me diz respeito. deve dizer tanto respeito a mim quanto a si. voce nao é menos benfiquista que eu. ou pelo menos voce é um bvenfiquista daqueles que nao faz falta ao clube pois om o seu discurso o benfica nao vai a lado nenhum. voce tem o discurso dos politicos, ta tudo mal mas voce aranja sempre qualquer coisa pra dizer que está bem

3 - prova de que voce nao responde às questoes que nao lhe apetece. como voce nao é capaz de negar que nao houve nenhum golo contra a academica, logo nao pode ter havido golo anulado, voce responde com uma piadinha: o aimar levar amarelo... meu caro isso nao é discutir, isso é desviar a conversa

4 - perante isto sim, voce foi parcial, eu apenas fui rigoroso, nao foi golo, em lado nenhum do mundo, pois uma bola que entra na baliza depois do apito nao pode ser golo

quanto ao seu ps: eu nao faço listas, tenho mais que fazer, mas vi os jogos e muitos jogos que voce refere como prejudicado eu contesto-os, voce so ve pro seu lado.

voce pensa que pode fazer essas contas "dá ca mais 9 pontos roubasdos e ficavamos a frente do fcp 1 ponto". e os pontos que os outros clubes perderam?? voce pensa que o fcp , o scp, o braga, nacional, nao pederam ja pontos pelas arbitragens?? se calhar voces estavam era em 5º!

voce é egocentrico, e é esse orgulho que vai acabar com voces. o andre dias-pessoa séria nao gostou de falar consigo pois foi uma perda de tempo, mas o andre dias-portista adorou pois sabe que assim se vai perpetuar esta longa estadia do benfica a lutar pra uefa

e assim me despeço, espero sinceramente que continue com esse pensamento e que contagie os restantes adeptos com ele, nos so ficamos a ganhar.

Fireal disse...

Eu não sou mais benfiquista que você?! Errr... ok.
A bicicleta é oficialmente sua.

Cumprimentos.

andre disse...

lol, um erro de digitaçao meu, e foi so nisso que voce pegou, lol

é um as a fugir *as questoes, voce ganha sempre as suas conversas com piadinhas?

andre disse...

Ainda por cima distorceu as minhas palavras. So agora é que li bem o que escreveu. Enfim.. Era o que se esperava.

Mas num texto grande como o que escrevi voce so leu o que menos interessava, uma frase onde eu dizia que voce parece ser tao benfiquista como eu.

Enviar um comentário

A probabilidade de um comentário ser apagado é directamente proporcional à estupidez contida no mesmo.