26/03/2009

O choradinho da Taça da Liga


Nos últimos dias tenho assitido a várias situações que, no meu entender, revelam bem o estado a que o Sporting chegou. O grémio do Campo Grande é hoje um clube sem rumo, identidade e que finalmente se apercebeu da sua nova condição. O Sporting já não é "grande". Ponto. Foi perdendo esse estatuto ao longo dos últimos 20 anos sem se aperceber...até agora.

Há que dizê-lo sem rodeios: o Sporting não tem uma estrutura comparável aos outros dois "grandes". Não tem apoio dos seus adeptos (o estádio só enche contra o Benfica), dinheiro ou vontade de mudar o rumo dos acontecimentos. Parecem resignados a esta nova condição e limitam-se a aceitar todas as migalhas que o padrinho do Norte vai largando. O importante, dizem eles, é garantir o segundo lugar! Com esta mentalidade não admira que vários atletas do clube estejam mortinhos por sair...

Todos estes factores ajudam a explicar as reacções dos dirigentes, jogadores e adeptos leoninos. Caiu-se num exagero de proporções de tal modo absurdas que vimos FSF a visitar quase todos os programas de debate desportivo, alguns com horário coincidente, onde foi repetir o mesmo discurso inflamado e hipócrita. Expôs-se ao ridiculo e desceu ao nível de comentadores como o Guilherme Aguiar, Dias Ferreira e Silvio Cervan.

O que eu não vi ninguém dizer/escrever, e não fiquei admirado por isso, é que o Sporting não perdeu o jogo no lance do penalti mal assinalado. O Sporting perdeu a Taça da Liga nas grandes-penalidades, onde falhou 3 tentativas em 5. Os jogadores do Benfica tiveram mais calma e classe, acabando por vencer justamente.

Toda a polémica posterior ao jogo não se deveu ao lance do penalti. Não! A indignação (eu chamo-lhe hipocrisia) verde-e-branca deve-se à vitória do Benfica. É isso que lhes custa a engolir. De qualquer modo, e fazendo as contas aos "enganos" clássicos de Lucílio Batista, tenho a certeza que o Sporting não tem razões de queixa deste grande leão...bem pelo contrário!

Quanto ao jogo, valeu pela entrega dos jogadores e pela caneca da Carlsberg, visto que a nossa equipa voltou a não demonstrar grande arte na construção de jogo. Melhores dias virão, digo eu...

1 Comentários:

Anónimo disse...

o benfica nao marcou nenhum golo legal nos 90 mn

perdeu 1-0

tudo o resto sao fantasias

qual é a parte que nao te convem perceber?

e o sporting nao é grande? cada vez o benfica cimenta mais o lugar de 3º clube portugues

Enviar um comentário

A probabilidade de um comentário ser apagado é directamente proporcional à estupidez contida no mesmo.